Para o diretor do IFSC, “a USP tem que estar presente com a promoção de políticas públicas”

Osvaldo Novais de Oliveira Junior tomou posse como novo diretor do Instituto de Física de São Carlos, ao lado da professora Ana Paula Ulian de Araújo, nova vice-diretora da unidade

05/04/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 07/04/2022 as 16:44
A cerimônia ocorreu na manhã do dia 4 de abril, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, no campus da USP em São Carlos – Foto: Ricardo Rehder – IFSC/USP

Os professores Osvaldo Novais de Oliveira Junior e Ana Paula Ulian de Araújo tomaram posse como novo diretor e nova vice-diretora, respectivamente, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), para um mandato de quatro anos. A cerimônia ocorreu na manhã do dia 4 de abril, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, no campus da USP em São Carlos.

Para o novo diretor do IFSC, a principal missão da nova gestão será manter e tentar elevar ainda mais o nível de excelência do instituto em todas as suas vertentes – ensino, pesquisa, extensão e inovação. “Será uma tarefa gigantesca, mas esperamos conseguir realizá-la. Ainda mais que contaremos com o apoio de todos os ex-diretores desta unidade, que lideram iniciativas em nome do IFSC e que serão nossos conselheiros”, afirmou Oliveira.

Ao abordar os avanços da ciência e tecnologia no mundo, principalmente a partir da segunda metade do século 20, o novo diretor citou como exemplos a melhoria da qualidade de vida das populações, maior longevidade do ser humano, um número incalculável de novas plataformas e equipamentos tecnológicos, além de marcos civilizatórios significativos. “Contudo, se olharmos para um período de tempo mais recente, observamos que temos ameaças sérias a esses marcos civilizatórios, não só no Brasil, como em outros lugares no mundo, e problemas que ameaçam a humanidade. Só existe uma maneira de enfrentar esses desafios e ameaças, que é empregar o conhecimento. Por isso, a USP tem que estar presente com a promoção de políticas públicas e o desenvolvimento de novas tecnologias de forma sustentável”, ressaltou.

Ao prestar homenagem à professora emérita e pioneira do IFSC, Yvonne Primerano Mascarenhas, que estava presente na cerimônia, Oliveira salientou que alguns dos objetivos primordiais da nova diretoria serão contribuir para o combate às desigualdades e favorecer a inclusão social e racial.

Em seu discurso, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior também falou sobre inclusão e sobre interação com a sociedade e adiantou que, na próxima reunião do Conselho Universitário, deverá ser avaliada a proposta de criação da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento. “Temos que interagir ainda mais com a sociedade, auxiliando a população a mudar este país pautado pelas desigualdades sociais e de gênero”, observou. Para aumentar a interação com a sociedade, Carlotti apontou dois temas que deverão nortear sua gestão – a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Os professores Osvaldo Novais de Oliveira Junior (à esquerda) e Ana Paula Ulian de Araújo – Foto: Ricardo Rehder – IFSC/USP

Quem são

Osvaldo Novais de Oliveira Junior é físico de formação, tendo concluído o doutorado na University of Wales, Bangor, no Reino Unido. É Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. É membro fundador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC), que desenvolveu o revisor gramatical ReGra, agraciado com dois prêmios de inovação tecnológica e que integrou o processador de texto Word for Windows por vários anos. Suas principais áreas de atuação são em filmes orgânicos nanoestruturados e processamento de línguas naturais. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat) e é o vice-presidente da International Union of Materials Research Societies (IUMRS). É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências da América Latina.

Ana Paula Ulian de Araújo é graduada em Ciências Biológicas, mestre em Ecologia e Recursos Naturais e doutora em Ciências, todos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e livre-docente pelo IFSC. Realizou pós-doutoramento no Plant Science Department, na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. É professora associada 3 no Departamento de Física e Ciência Interdisciplinar do IFSC. Atua na área de biologia molecular e estrutural, com ênfase em expressão heteróloga de proteínas e complexos, visando aos estudos biofísicos e estruturais.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.

(Texto de Rui Sintra, da Assessoria de Comunicação do IFSC)