Museu do Ipiranga inaugura exposição sobre móveis produzidos entre os séculos 16 e 21

A exposição “Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo” reúne 164 peças entre bancos, cadeiras, sofás, caixas, cômodas, escrivaninhas, guarda-roupas, redes, esteiras e camas

Publicado: 11/06/2024     Atualizado: 12/06/2024 as 19:11
A exposição foi organizada por tipos de móveis e está instalada no salão de exposições temporárias, com 900 metros quadrados, localizado no piso Jardim – Foto: José Rosael da Silva

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, participou, no dia 10 de junho, da cerimônia de inauguração da exposição Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo, que apresenta móveis produzidos entre os séculos 16 e 21, com as peças criadas de acordo com as demandas de cada período.

“Este é um museu moderno, revitalizado, que busca a inclusão, que é interativo. Com as exposições temporárias, as pessoas poderão voltar mais vezes ao museu. Temos um orgulho muito grande de ele fazer parte da nossa Universidade”, ressaltou o reitor, no evento.

As 164 peças escolhidas para exposição – entre bancos, cadeiras, sofás, caixas, cômodas, escrivaninhas, guarda-roupas, redes, esteiras e camas – estabelecem um diálogo entre os acervos do Museu da Casa Brasileira (MCB), com 118 móveis, e do Museu Paulista, com 46 peças, expondo a complementaridade dos acervos das duas instituições estaduais paulistas. Os itens evidenciam a diversidade cultural e social brasileira, abordando as heranças indígena, portuguesa e afro-brasileira, além daquelas ligadas às diversas imigrações e migrações que marcaram nossa sociedade.

+ Mais

Guarda roupa de Santos Dumont e cama da Marquesa de Santos: Museu do Ipiranga reúne móveis criados nos últimos 400 anos

Museu do Ipiranga leva novo olhar sobre a história do Brasil para 1 milhão de visitantes

A exposição foi organizada por tipos de móveis, permitindo uma comparação clara entre as formas de desenvolvimento do mobiliário, e está instalada no salão de exposições temporárias, com 900 metros quadrados, localizado no piso Jardim. “Todos os dias nós sentamos, todos dias nós guardamos, todos os dias nós dormimos. Por meio desses objetos, abordamos nossa trajetória social”, considerou o professor Paulo César Garcez Marins, que é um dos curadores da exposição, ao lado da professora Maria Aparecida de Menezes Borrego e do arquiteto e ex-diretor técnico do Museu da Casa Brasileira (MCB), Giancarlo Latorraca.

A diretora do Museu Paulista, Rosária Ono, falou sobre o início da sua gestão à frente do museu em 2020. Naquele momento, o principal desafio era a reabertura do museu, o que ocorreu no dia 7 de setembro de 2022. “Em abril deste ano, chegamos à marca de um milhão de visitantes e queremos que as pessoas voltem para visitar o museu”, ressaltou. “Esta exposição abre uma nova fase, a das exposições temporárias. Temos mais de 400 mil itens de acervo e apenas 1% fica exposto. Esta exposição é como queremos a instituição, aberta às pessoas e ao diálogo”, afirmou Rosária, cujo mandato se encerrará no próximo dia 2 de julho. Garcez e Maria Aparecida foram eleitos os novos diretor e vice-diretor do Museu, respectivamente, em eleição realizada no início deste mês.

A cerimônia de inauguração da exposição, que já está aberta ao público e é gratuita, foi realizada no dia 10 de junho – Foto: José Rosael da Silva

“Este equipamento fala da nossa história, da nossa identidade, da construção desta sociedade. Nada mais importante do que mostrar como a gente se criou e como vivemos nossas relações sociais profundas a partir de tudo aquilo que vive, consome e utiliza todos os dias”, destacou a secretária Estadual de Cultura, Marília Marton.

Também participaram da cerimônia o diretor-geral da Fundação de Apoio ao Museu Paulista, Mauro Masile; o cônsul-geral de Portugal em São Paulo, António Pedro da Vinha Rodrigues da Silva; o cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil; entre outras autoridades.

A exposição Sentar, guardar, dormir: Museu da Casa Brasileira e Museu Paulista em diálogo estará aberta ao público até o dia 29 de setembro e a entrada para esta exposição é gratuita. O Museu Paulista está localizado na Rua dos Patriotas, 100, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, e funciona de terça a domingo (incluindo feriados), das 10h às 17h. Para as demais exposições, os ingressos podem ser adquiridos no site do museu.