Heleno Bolfarine é agraciado com o Prêmio Mahalanobis do governo indiano

Professor do Departamento de Estatística do IME, Heleno Bolfarine faleceu no dia 26 de junho

12/07/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 16/07/2021 as 19:49
Por causa das restrições impostas pela pandemia, a cerimônia foi restrita a colegas e familiares – Foto Cecília Bastos/USP Imagens

.

Uma cerimônia reservada realizada no dia 8 de julho, no Salão de Atos da Reitoria, marcou a entrega do Prêmio Mahalanobis 2021 ao professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME), Heleno Bolfarine, falecido no dia 26 de junho. Concedido pelo governo indiano a cada dois anos, o prêmio é uma homenagem a estatísticos de países em desenvolvimento que tenham contribuído para a evolução da área da Estatística.

“Não existe nada mais importante para um cientista do que ser reconhecido com uma premiação. Criado pelo governo indiano, esse prêmio perpetua o nome do grande cientista Mahalanobis e incentiva a pesquisa nos países em desenvolvimento”, afirmou o reitor Vahan Agopyan.

O diretor do IME, Junior Barrera, lembrou que, “além do impacto científico de sua pesquisa, Bolfarine também desempenhou um papel proeminente na pós-graduação, como orientador. Cerca de 25 de seus orientandos tornaram-se professores universitários em países da América Latina e Estados Unidos, impactando fortemente a pesquisa em Estatística na região”.

Bolfarine é o segundo brasileiro a receber o prêmio Mahalanobis. Em 2009, foi laureado outro professor do IME, Pedro Morettin, que também estava presente na cerimônia.

O prêmio foi entregue pelo embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, à viúva Ana Maria Bolfarine – Foto Cecília Bastos/USP Imagens

.

O prêmio foi entregue pelo embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy, à viúva do professor, Ana Maria Bolfarine. “O professor Bolfarine foi uma fonte de inspiração para milhares de estudantes da América Latina. Seus livros e publicações refletem a profundidade de sua influência no mundo da Estatística. Infelizmente, não foi possível que ele recebesse o prêmio pessoalmente, mas ele chegou a ser informado da homenagem e tenho a certeza de que estaria muito feliz ao ver essa cerimônia”, afirmou o embaixador.

Emocionada, Ana Maria Bolfarine lembrou que “em toda a sua carreira, o Heleno trabalhou muito para atingir seus objetivos, com responsabilidade, criatividade, engajamento e generosidade. Foi com ele que nós aprendemos que temos de acreditar em nós mesmos, em nossos objetivos e na nossa disciplina para alcançar nossos propósitos. Hoje é um dia especial, é o reconhecimento de sua carreira brilhante. Sou muito grata a ele por ter feito nossas vidas melhores, mais interessantes, ricas em conhecimento e experiência. Infelizmente, ele não está aqui para receber esse prêmio, mas está presente em nossos corações”.

A cerimônia foi organizada em parceria com a equipe do Centro Cultural Swami Vivekananda, e contou com a participação do cônsul-geral da Índia em São Paulo, Amit Kumar Mishra; da diretora do Centro, Puja Kaushik; do presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Valmor Alberto Augusto Tricoli; além de colegas de diversas Unidades da USP e familiares.

Pesquisador e formador de novas gerações

Heleno Bolfarine (1949-2021) – Foto: Divulgação

Graduado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) em 1972, mestre em Estatística pela USP e doutor em Probabilidade e Estatística pela Universidade de Berkeley da Califórnia (EUA), Heleno Bolfarine tornou-se professor do IME em 1987, atuando principalmente em temas como Asymptotic Distribution, Maximum Likelihood e Bayes Estimator.

Bolfarine também publicou livros e dezenas de artigos em diversos periódicos consagrados, e recebeu o prêmio Jabuti na categoria de Ciências Exatas, pelo livro “Elementos de Amostragem”. Foi laureado com o “Prêmio ABE” da Associação Brasileira de Estatística, em 2012, e com o prêmio de “Acadêmico ACIESP”, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Foi presidente da Associação Brasileira de Estatística (ABE), de 1996 a 1998, editor-chefe do “Brazilian Journal of Probability and Statistics” e editor associado do “Journal of Statistical Planning and Inference“.

Prêmio internacional Mahalanobis Award

Oferecido a cada dois anos pelo Ministério de Estatística e Implementação de Programas da Índia e pelo Instituto Internacional de Estatística (ISI, na sigla em inglês), o prêmio Mahalanobis homenageia pesquisadores de países em desenvolvimento que tenham contribuído de forma significativa para a teoria e a prática da Estatística.

A proposta do evento é atrair, inspirar e motivar estatísticos em todo o mundo para desenvolver pesquisas e melhorar a qualidade de suas contribuições. O matemático indiano Prasanta Chandra Mahalanobis (1893-1972), que dá nome ao prêmio, foi um estatístico consagrado, com extensas contribuições para a metodologia, aplicações e desenvolvimento da Estatística, além de atuar como consultor do governo e contribuir com políticas públicas na Índia.