Reúso de água rende indicação de prêmio à Escola Politécnica

Centro Internacional de Referência em Reúso da Água (Cirra) da USP contribui na gestão da água na América Latina

 28/09/2022 - Publicado há 2 anos
O reúso consiste na reutilização de águas que sobram de processos como, por exemplo, os industriais – Foto: ATDSPHOTO via Pixabay/CC0
Logo da Rádio USP

O Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (Cirra) da Escola Politécnica da USP está concorrendo ao Prêmio Aladyr, da Associação Latino-Americana de Dessalinização e Reúso de Água, que é a maior referência em dessalinização, reúso e tratamento de água e efluentes da América Latina.

“O professor Ivanildo Hespanhol, na época, trabalhou na Organização Mundial da Saúde e também trabalhava muito com esses problemas de falta de água, por isso ele enviou a proposta e foi inaugurado o Cirra”, comenta o professor José Carlos Mierzwa, do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da USP.

Pesquisas do Cirra

O reúso consiste na reutilização de águas que sobram de processos como, por exemplo, os industriais. Essa água será tratada, por meio da filtração e outras práticas, e utilizada na cadeia novamente.

José Carlos Mierzwa – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Com esse enfoque, visando até à potabilidade, o laboratório é destaque no âmbito acadêmico e cotidiano. “Inovação tecnológica é um fator fundamental na vida moderna. Ela é um fator determinante, tanto para você conseguir ter resultados adequados de ganhos de produtividade como para a melhoria da qualidade de vida da população. Também faz com que a gente consiga ter avanço na proteção ambiental”, analisa Mierzwa.

As pesquisas abordam algumas frentes como as citadas pelo professor: “[o Cirra] Ajudando a desenvolver manuais. Até o ponto que nós chegamos hoje a trabalhar com o desenvolvimento de novas tecnologias para aplicação e tratamento de água, como a potabilidade”.

Para José Carlos Mierzwa, é fundamental a atuação do Cirra para a sociedade e para o reconhecimento nacional: “O objetivo principal do Cirra era desenvolver conhecimento e, principalmente, parcerias com a sociedade no sentido de disseminar as tecnologias e as opções de gestão sobre o reúso da água. O que a gente está fazendo é demonstrar que, o que é feito no mundo, é possível ser feito aqui”.

O resultado do prêmio Aladyr sai no dia 26 de outubro, durante o Congresso Internacional Aladyr, em Santiago, Chile.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 



Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.