A Escola USP de Gestão, da Coordenadoria de Administração Geral (Codage), promoveu em junho a primeira edição do curso de Desenvolvimento para Liderança e Gestão Administrativa – Módulo Chefes de Seção. Cerca de 400 servidores técnico-administrativos participaram, divididos em duas turmas. Trata-se da continuidade de uma programação que começou com um primeiro encontro, realizado nos dias 28 e 29 de abril, voltado aos dirigentes da Universidade.
A atividade foi desenvolvida para oferecer ferramentas de gestão atualizadas aos responsáveis por diversos setores da Universidade e para aumentar a integração entre esses funcionários, favorecendo a cooperação e o compartilhamento de experiências. Os conteúdos técnicos incluíram aulas e palestras sobre liderança, motivação, engajamento, gestão de conflitos, gestão administrativa, governança universitária, ética no serviço público e aspectos jurídicos de gestão administrativa. Também foram realizadas atividades integrativas entre os servidores dos diversos campi da USP.
“Quem faz a Universidade são os servidores, os alunos e os professores. É a qualidade do serviço de vocês que faz a USP estar entre as 100 melhores universidades do mundo”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior na abertura do encontro da primeira turma, que aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, na cidade de São Pedro.
O reitor ressaltou que, “em termos de carreira, este é um ano muito produtivo para a Universidade. Além da educação continuada, com cursos como esse, estamos também trabalhando para a etapa de avaliação e, depois, para a progressão de carreira”.
A segunda turma reuniu-se nos dias 26 e 27 de junho. O encontro foi aberto pela vice-reitora da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda, que lembrou que estes encontros fazem parte de um compromisso de gestão e, não por acaso, coincidem com a implementação do novo plano de carreira da Universidade: “A qualificação funcional é fundamental em um mundo onde as carreiras exigem formação contínua. O ritmo das transformações é avassalador e exige cada vez mais de nós, de forma instantânea, em meio a um fluxo contínuo de informações. Assim, estamos procurando investir em formações não apenas de conteúdos, mas com uma visão integral a respeito de pessoas, reconhecendo e valorizando o trabalho e a função exercidos por cada um, assim como a interação entre as pessoas e a construção de relações de confiança. É a relação entre pessoas que permite o reconhecimento mútuo e, consequentemente, a instauração de uma identidade coletiva, com inclusão e pertencimento”.
Apesar de, neste primeiro momento, os eventos estarem direcionados a dirigentes e chefias, o planejamento da Escola USP de Gestão prevê a capacitação profissional de todo o corpo de servidores da Universidade, que é composto de cerca de 5 mil docentes e 13 mil técnico-administrativos, sendo que 1.630 ocupam cargos de chefia. “Estamos dando os primeiros passos, mas pretendemos atender aos poucos esta enorme demanda, que foi claramente identificada nas primeiras reuniões com os dirigentes. O objetivo deste encontro é mergulhar numa jornada de conhecimento, para qualificar a atuação de todos os que exercem funções de chefia; afinal, trata-se de designações que também trazem consigo muitas responsabilidades”, explica a coordenadora adjunta da Codage e responsável pela Escola USP de Gestão, Heliani Berlato. Ela destaca que a programação foi concebida com ênfase em conteúdos comportamentais: “A liderança vai além de uma simples designação de chefia. Lideranças são feitas de pessoas para pessoas, então é preciso criar sintonia e saber como tocar na alma humana”.
Heliani faz ainda um balanço destes primeiros encontros: “Estamos colhendo excelentes resultados. Como o modelo do curso de formação é de imersão, observamos um envolvimento integral dos servidores. A expectativa dos participantes traz sempre aspectos positivos que são traduzidos em palavras que destacam a ideia de integração, conexão, união, desenvolvimento e resiliência. A necessidade de ações de reconhecimento e valorização é pauta central na maioria dos relatos das chefias, e isso está sendo identificado nessa programação. Com isso, estamos gerando conhecimento para as lideranças, que precisam saber lidar com o cotidiano das atividades dentro de um contexto público de grandes desafios. Assim, estamos não só trazendo conhecimento técnico e comportamental, mas também significados e renovando a visão de uma formação profissional ampla e que contempla também os aspectos emocionais”.
A agenda de capacitações da Escola USP continua em agosto. Nos dias 6 e 7, o curso será dedicado aos docentes que estão nas Chefias de Departamento e, nos dias 14 e 15, haverá uma nova turma de técnico-administrativos com função de chefia.
Capacitação permanente
A Escola USP de Gestão foi criada em agosto de 2012, com o propósito de oferecer capacitação permanente a docentes em cargos de gestão e a servidores técnico-administrativos da Universidade.
Ligada à Coordenadoria de Administração Geral, a Escola oferece programas para preparar o corpo profissional para lidar com a dinâmica de mudanças demandada pelas expressivas transformações do ambiente em que a USP atua, reforçando os valores universitários.
Após passar por uma reformulação, a Escola USP de Gestão retomou suas atividades neste ano, com a implementação de uma nova política de desenvolvimento profissional para docentes e servidores técnicos e administrativos da Universidade. Em abril, abrindo a programação de atividades da Escola neste ano, aconteceu a primeira edição do Encontro do Programa de Desenvolvimento para Liderança e Gestão Administrativa – Módulo Dirigentes.
O evento reuniu cerca de 100 dirigentes das Unidades de Ensino e Pesquisa, institutos, centros, museus, Prefeituras dos campi e órgãos ligados à Reitoria, que tiveram a oportunidade de discutir temas relacionados à gestão administrativa da Universidade.