![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2018/12/Embaixador-Espanha.jpg)
O embaixador da Espanha no Brasil, Fernando García Casas, visitou a Reitoria na tarde de hoje, dia 12 de dezembro, e foi recebido pelo reitor Vahan Agopyan.
O reitor apresentou a Universidade e explicou que as principais ações empregadas para que a instituição continue a avançar em termos de excelência acadêmica são o incentivo às pesquisas e às atividades multidisciplinares; a intensificação da avaliação acadêmica; e a internacionalização. “Nossa ideia é criar um ambiente internacional de ensino e pesquisa dentro da USP, incentivando a presença de professores, pesquisadores e estudantes estrangeiros”, afirmou Agopyan.
Segundo a Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), a Espanha é um dos países com que a USP tem maior número de convênios de cooperação ativos, envolvendo parcerias em pesquisa, mobilidade de alunos e pesquisadores e artigos publicados em conjunto.
O embaixador discutiu oportunidades para incrementar ainda mais essa relação, inclusive com a promoção de um fórum estratégico para aproximar a USP das grandes empresas brasileiras e espanholas.
Acompanharam o embaixador o cônsul-geral da Espanha em São Paulo, Ángel Vázquez Díaz de Tuesta, e o adido cultural da Embaixada, Toribio de Prado Pérez. Também estavam presentes o presidente da Aucani, Raul Machado Neto; o superintendente de Relações Institucionais, Ignácio Maria Poveda Velasco; e a pró-reitora Adjunta de Cultura e Extensão Universitária, Margarida Maria Krohling Kunsch.