Eleição para compor lista tríplice de reitor e vice-reitor será em 30/10

A Assembleia Universitária elegerá as chapas dentre as quais sairão os principais dirigentes da Universidade para o período de 2018-2022

27/10/2017 - Publicado há 7 anos     Atualizado: 30/10/2017 as 13:42

A eleição para composição da lista tríplice de chapas para a escolha dos novos reitor e do vice-reitor da USP será realizada no próximo dia 30 de outubro (segunda-feira). O resultado será divulgado no mesmo dia, a partir das 21h (a apuração poderá ser acompanhada pela IPTV-USP e pelo YouTube).

A Assembleia Universitária elegerá, em sistema de turno único, as chapas dentre as quais sairão os principais dirigentes da Universidade para o período de 2018-2022. Fazem parte dessa Assembleia os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão Universitária), das Congregações das Unidades e dos Conselhos Deliberativos dos Museus e dos Institutos Especializados.

O reitor e o vice-reitor, professores titulares da USP, serão nomeados pelo governador do Estado a partir da lista tríplice de chapas que resultará dessa eleição. Quatro chapas se inscreveram para concorrer aos cargos.

Os novos dirigentes tomarão posse no próximo dia 25 de janeiro de 2018. Esta será a 27ª gestão reitoral na história da Universidade, fundada em 1934. O primeiro reitor da USP foi o professor da Faculdade de Direito (FD), Reynaldo Porchat. O primeiro vice-reitor foi Luiz Ignácio Romeiro de Anhaia Mello, docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e da Escola Politécnica, que tomou posse em 1950.

Quatro chapas se inscreveram para concorrer aos cargos de dirigentes da Universidade para o período de 2018-2022 – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Votação eletrônica

Uma das novidades deste processo eleitoral é que a votação e a apuração dos votos serão realizadas por meio de sistema eletrônico, sob a coordenação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) e da Secretaria Geral da Universidade.

O sistema enviará, a cada eleitor, uma mensagem para a conta de e-mail cadastrada na base de dados corporativa da USP, contendo o endereço eletrônico, login e senha para votação. Os eleitores poderão registrar seu voto eletronicamente das 9h às 18h.  Cada eleitor poderá votar em até três das chapas inscritas no processo eleitoral. Caso escolha somente uma chapa, serão computados um voto válido para a referida chapa e dois em branco.

O sistema de votação eletrônica utilizado é o Helios Voting, com segurança criptográfica, no qual cada participante obtém um comprovante da cédula de votação que pode ser verificado, de modo a garantir que o voto foi recebido e registrado apropriadamente.

Também haverá 13 pontos para votação convencional, conforme estabelecido na resolução nº 7.385.