Diretor ressalta a importância da Faculdade de Direito para pensar o Brasil do futuro

Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara terão a missão de preparar a faculdade para as comemorações de seu bicentenário

22/02/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 04/03/2022 as 17:36
A cerimônia de posse de Celso Campilongo e Ana Elisa Bechara foi realizada no dia 21 de fevereiro, no Salão Nobre da Faculdade de Direito – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Na noite desta segunda-feira, dia 21 de fevereiro, o tradicional Salão Nobre da Faculdade de Direito foi palco da cerimônia de posse de seus novos diretores. Diante da congregação, de dirigentes da USP e de autoridades jurídicas de todo o País, Celso Fernandes Campilongo e Ana Elisa Liberatore Silva Bechara foram empossados como o diretor e a vice-diretora que terão a missão de conduzir a faculdade pelos próximos quatro anos.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior lembrou que, assim como os novos diretores, a Reitoria também está iniciando uma nova gestão, e muitos dos desafios são os mesmos: a incorporação de novas ferramentas de ensino presencial, a utilização da Inteligência Artificial, a mudança do perfil socioeconômico dos estudantes, a necessidade de ampliar o apoio à permanência estudantil, a interdisciplinaridade e a percepção dos problemas sociais do Brasil.

“Uma universidade não pode ser avaliada somente por sua produção acadêmica, ela deve ser avaliada pelo seu impacto na sociedade, sua capacidade de fazer mudanças sociais. Vocês têm uma responsabilidade grande aqui, que é a de definir os parâmetros do ensino jurídico do Brasil. É isso o que se espera desta faculdade, é isso que se espera da USP”, ressaltou o reitor.

[A partir da esquerda] Campilongo, a secretária-geral Marina Helena Cury Gallottini, Carlotti, a vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, Marques e Ana Elisa – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Carlotti também fez questão de elogiar a atuação do agora ex-diretor Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto, “que não só fez uma gestão transformadora na FD, mas também teve uma participação fundamental no Conselho Universitário e na Comissão de Legislação e Recursos, especialmente durante o período de pandemia, definindo os parâmetros legais que balizaram as decisões da Universidade”.

O decano da Faculdade de Direito, José Eduardo Faria, fez a saudação aos novos diretores e ressaltou a histórica da SanFran, criada em 1827.

Definindo o ensino jurídico no Brasil

Em seu discurso de posse, Celso Fernandes Campilongo falou sobre a emoção e o peso da responsabilidade de assumir o comando da mais tradicional Faculdade de Direito do Brasil. “As Faculdades de Direito – e, de forma marcante, a nossa Faculdade – não ficaram alijadas desse processo e dessa tensão. Porém, no momento atual, tem-se a forte sensação de que o direito e as instituições jurídicas assumem papel de muito destaque não apenas na defesa da democracia, mas na construção dos modelos de inclusão social e de preparação do Brasil para os novos tempos”, explicou Campilongo.

Celso Fernandes Campilongo – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Também lembrou os desafios para os próximos anos, como os preparativos para o bicentenário da faculdade, a construção da nova biblioteca, a criação de uma Comissão de Inclusão e Pertencimento na unidade.

“Manter a Faculdade de Direito em posição de sempre maior destaque exige esforço coletivo de cada docente, de cada aluno, de cada servidor. Aprendi com o professor Floriano que um dos segredos da boa gestão acadêmica é o cuidado com a formação e a motivação das equipes, o prestígio às iniciativas dos departamentos, a montagem de comissões dinâmicas e atuantes. Ana Bechara e eu seguiremos essa trilha”, concluiu o diretor.

Assista à íntegra da cerimônia de posse no Canal da Faculdade de Direito no YouTube.