![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2020/03/Luis-Gerardo-Hernández_Raúl-Bolaños-Cacho-Guzmán_Vahan-Agopyan_Foto-Marcos-Santos_U0Y2755-1-scaled.jpg)
“A USP desfruta de um grande prestígio no México e é uma referência entre as universidades latino-americanas. Queremos fortalecer a relação do Consulado com a Universidade, garantir a continuidade de projetos que já estão em andamento e identificar novas possibilidades de parceria”, afirmou o cônsul-geral.
O reitor Vahan Agopyan lembrou que a colaboração entre pesquisadores da USP e de instituições mexicanas como a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), a Universidade de Guadalajara e o Colégio do México, tem aumentado de forma bastante consistente nos últimos dez anos.
O dirigente ressaltou que “as grandes universidades da América Latina chegaram à conclusão de que é necessário estabelecer um relacionamento mais sólido e contínuo entre as instituições da região”.
Entre os assuntos discutidos no encontro estavam a possibilidade da criação de uma cátedra dedicada ao México e o desenvolvimento de novas parcerias em pesquisa e em atividades culturais. A visita também foi acompanhada pelo assessor da Reitoria, Gerson Damiani.