São Paulo, 9 de maio de 2023.
A Organização Mundial da Saúde emitiu, no dia 5 de maio último, declaração de que a covid-19 deixou de representar emergência de saúde pública de importância internacional. O Ministério da Saúde do Brasil, por sua vez, reconheceu em pronunciamento oficial, datado de 07/05/2023, estarmos há mais de um ano observando redução do número de internações hospitalares e de óbitos causados pela doença em nosso país em decorrência da ampla vacinação da população.
Em termos práticos, isso significa que a emergência sanitária foi substituída pela transmissão continuada de variantes virais de Sars-cov-2, que passará a ser monitorada com medidas usualmente empregadas para prevenção e controle das doenças infecciosas, incluindo ações de vigilância epidemiológica, imunização da população e contínuo fortalecimento da rede assistencial no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Nesta oportunidade, reiteramos nossos agradecimentos à comunidade de discentes, docentes e servidores técnicos e administrativos da USP por seu ativo engajamento no enfrentamento da pandemia de covid-19 e em ações de promoção do cuidado solidário ao longo dos últimos três anos. Ao cuidarmos de cada um de nós, certamente protegemos a todos.
Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor
Profa. Dra. Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora