“A academia e a ciência são investimentos e servem de alicerce para o futuro”, diz nova diretora do ICB

Patrícia Gama tomou posse como dirigente do Instituto de Ciências Biomédicas, ao lado do novo vice-diretor da unidade, Carlos Pelleschi Taborda

05/10/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 07/10/2021 as 21:39
Carlos Pelleschi Taborda e Patrícia Gama na cerimônia de posse como novos dirigentes do ICB – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uma cerimônia realizada no dia 4 de outubro marcou a posse da nova diretora do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Patrícia Gama, e do novo vice-diretor do instituto, Carlos Pelleschi Taborda. O evento foi transmitido da Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria.

“Estamos diante de um instituto que completa 52 anos neste ano e chega à maturidade, se comparado ao nosso tempo de vida, ou à juventude, se for comparado a outras universidades e instituições de nosso país e no mundo. Nessa possibilidade de crescer e amadurecer e observar o tempo é que pensamos muito nos objetivos de nossa gestão para os próximos quatro anos. Entendemos que a base para esse trabalho mora simplesmente em aspectos biológicos e humanos, no olhar que precisamos ter para todas as pessoas e situações, no ouvir com cuidado as palavras dos mais experientes, daqueles que contestam, criticam, por ora instigam e nos apoiam, no falar com clareza, delicadeza e firmeza, para que nossas considerações possam ser observadas, discutidas e atendidas”, afirmou a nova diretora em seu discurso de posse.

Patrícia também falou sobre a pandemia da covid-19 que assola o mundo. “Precisamos agradecer o fato de estarmos aqui hoje, vivos, juntos, de forma presencial ou remota, de podermos estar na Universidade que desponta no País e na América Latina, de acreditarmos que a academia e a ciência são investimentos e servem de alicerce para o futuro”, disse.

O reitor Vahan Agopyan destacou os desafios impostos pela pandemia para a Universidade. “Em 2022, teremos uma Universidade diferente e teremos que pensar como será essa Universidade, em todas as nossas principais atividades. Somos uma universidade de pesquisa, e a presença do aluno de graduação e de pós-graduação dentro do campus é imprescindível para sua formação como profissional e como cidadão”, ressaltou.

(Da esq. p/ dir.) O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes; o ex-reitor da USP, Flávio Fava de Moraes; a diretora do ICB, Patrícia Gama; o reitor Vahan Agopyan; o vice-diretor do ICB, Carlos Pelleschi Taborda; e o secretário-geral da Universidade, Pedro Vitoriano de Oliveira, na cerimônia de posse – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Quem são

Patrícia Gama possui graduação em Ciências Biológicas pela USP, onde também concluiu graduação em Licenciatura Curta e Plena em Biologia. Fez Doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela USP e Pós-Doutorado pela New York University. É professora titular do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB e atua na área de Biologia Celular e Tecidual, com enfoque nos mecanismos de controle, crescimento e desenvolvimento da mucosa gastrintestinal, e utiliza modelos de manipulação alimentar durante a primeira infância, especialmente aqueles que envolvem a amamentação. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Biologia de Sistemas e a Rede USP de Biotérios, além de ter atuado nas Diretorias da Sociedade Brasileira de Biologia Celular e da Federação Internacional de Biologia Celular.

Carlos Pelleschi Taborda é graduado em Ciências Biomédicas. Fez Mestrado em Microbiologia e Imunologia, Doutorado em Ciências, com ênfase em Microbiologia e Imunologia, pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Pós-Doutorado em Imunologia das Infecções Fúngicas pela Yeshiva University of Albert Einstein College of Medicine. É professor titular do ICB e chefe do Laboratório de Micologia Médica do Instituto de Medicina Tropical/Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência em Microbiologia e Imunologia, atuando principalmente no estudo de micoses sistêmicas e emergentes. É coordenador-adjunto dos programas de Mestrado e Doutorado Profissionais – área Ciências Biológicas III da Capes, desde 2018.

Assista, a seguir, à íntegra da cerimônia.