![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2023/06/20230620_artesanato-tradicional.jpg)
O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promove, nesta quinta-feira, dia 22 de junho, das 14 às 17 horas, o evento Memórias e Saberes Psicológicos Tradicionais no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. O encontro será realizado on-line, com transmissão pública e gratuita no canal do IEA no Youtube.
O evento pretende apresentar pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), que focalizam a compreensão de saberes, memórias, tradições e práticas populares em saúde de comunidades do Alto Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.
Dentre as pesquisas desenvolvidas, se destaca a investigação autoetnográfica realizada na comunidade quilombola Cuba, em Chapada do Norte, na qual foi possível conhecer saberes psicológicos centenários, guardados na memória dos cubanos chapadenses, a partir do enfoque em três momentos significativos para a vida pessoal e comunitária: nascimento, adoecimento e luto.
Também serão apresentadas pesquisas realizadas na comunidade Sopa, distrito de Diamantina, que dispõe sobre a participação de mulheres e crianças na Folia de Reis e resultados documentados a respeito de experiências religiosas e saberes populares em saúde, em diferentes comunidades do Alto Vale do Jequitinhonha.
O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa Tempo, Memória e Pertencimento do IEA.
![](https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2023/06/20230620_iea-vale-do-jequitinhonha-300x300.jpg)
Serviço
Memórias e Saberes Psicológicos Tradicionais no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais
IEA-USP, 22 de junho, das 14 às 17 horas
Ao vivo, pelo Canal do IEA no Youtube
Abertura: Nilton Ota (IEA e Instituto de Psicologia da USP)
Debatedora: Marcela Bertelli (IEA)
Mediadores: Rodolfo Luís Batista (IEA e UFJF) e Raquel Martins de Assis (IEA e UFMG)
Expositores: Anderson José Aparecido de Oliveira, Henrique César Lopes Neves, Letícia Carolina Teixeira Pádua, Magali do Socorro Dias, Milene de Cássia Gomes, Roberta Vasconcelos Leite e Yuri Elias Gaspar, todos da UFVJM