Comemorações dos 50 anos do meio ambiente ganharão coletânea até o final do ano

Dentre as iniciativas que aconteceram recentemente, destaque para as ações conjuntas da Universidade de Brasília, Cebrap e IEA da USP

 09/06/2022 - Publicado há 6 meses
Por

Nos primeiros dias do mês de junho comemorou-se a Semana do Meio Ambiente e, no último domingo (5), foi o Dia Mundial do Meio Ambiente. “O tema foi assunto nos jornais e, inclusive, o jornal Valor Econômico, que não sai nos finais de semana, trouxe um excelente suplemento na segunda-feira”, conta o professor José Eli da Veiga. “Estamos, enfim, comemorando esse meio século do tema que é assunto nas grandes reuniões internacionais, lembrando que a primeira foi em Estocolmo, em 1972”, destaca o colunista.

Dentre as ações de incentivo ao meio ambiente, o professor cita uma iniciativa conjunta do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS), da Universidade de Brasília (UnB), Núcleo de Pesquisa Cebrap Sustentabilidade e do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP. “Organizamos três mesas-redondas cujos vídeos estão disponíveis e fáceis de serem encontrados. Os conteúdos procuraram organizar três grandes questões em torno desses 50 anos do meio ambiente”, descreve Eli da Veiga. E, em função dessas iniciativas, agora surge a proposta de uma coletânea, em um livro a ser publicado até o final do ano. “Quem estiver trabalhando em dissertações ou teses que têm ligação com essa temática, eu convido a participar”, diz o colunista. Os interessados podem obter mais informações neste link.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar toda quinta-feira às 8h00, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção do Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.