No dia 22 de setembro, das 14h30 às 16h30, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promoverá o evento Equidade, Diversidade e Inclusão em Ciência, Tecnologia e Inovação, para discutir a participação de mulheres na pesquisa científica. A atividade gratuita, organizada pelo Consulado Geral da França em São Paulo e pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), faz parte da II Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica e busca debater políticas voltadas para a ampliação da equidade, diversidade e inclusão na ciência.
O evento oferece 60 vagas e as inscrições para participar presencialmente podem ser feitas neste link. Para assistir à transmissão do encontro, que ficará disponível na página do IEA, não é necessário fazer inscrição.
O evento contará com a participação de representantes de órgãos de pesquisa científica e cientistas do Brasil e da França. Genoveva Vargas-Solar, pesquisadora do Conselho Francês de Pesquisa Científica (CNRS), Liedi Legi Bernucci, diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), e Ana Maria de Almeida, coordenadora do programa de Equidade, Diversidade e Inclusão da Fapesp, debaterão as políticas implementadas para combater a desigualdade de gênero nas instituições de ciência, tecnologia e inovação.
“É cada vez mais importante discutir representatividade na ciência, uma vez que as mulheres têm tido papel fundamental na produção científica“, destaca Janina Onuki, coordenadora do evento e professora titular do Departamento de Ciência Política da USP. A inclusão de mulheres no âmbito científico já é uma preocupação de diversas entidades do Brasil e do mundo. As recentes iniciativas propostas por institutos de pesquisa, como a Comissão de Equidade, Diversidade e Inclusão da Fapesp, serão discutidas no evento.
Apesar da onda de políticas de inclusão, a igualdade de gênero ainda é um desafio no campo da pesquisa científica. “Há um aumento no número de mulheres em várias áreas, mas com dificuldade de ascensão na carreira”, explica Janina. A docente completa que uma ciência mais diversa traz benefícios para toda a sociedade: “Uma ciência mais representativa certamente terá mais visibilidade.”
Serviço
Equidade, Diversidade e Inclusão em Ciência, Tecnologia e Inovação
Onde: Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo
Quando: 22 de setembro, das 14h30 às 16h30
Mais informações: http://www.iea.usp.br/eventos/ii-semana-franco-uspiana-cientifica-12
*Estagiária sob supervisão de Antonio Carlos Quinto e Tabita Said