Coletivo Negro de Ribeirão Preto realiza sétima edição da Calourada Preta

Evento anual acolhe calouros pretos e promove atividades de integração e rodas de conversa

 11/04/2024 - Publicado há 3 meses
O coletivo surgiu como um espaço de debate, acolhimento de estudantes pretos e combate ao racismo e violência racial – Imagem: Coletivo Negro

 

Em sua sétima edição, a Calourada Preta, que é organizada pelo Coletivo Negro da USP em Ribeirão Preto, acontecerá no próximo dia 13 de abril. Fundado em 2014, o coletivo surgiu como um espaço de debate, acolhimento de estudantes pretos e combate ao racismo e violência racial na Universidade. Para apresentar o movimento aos novos estudantes e recebê-los, a Calourada Preta acontece  anualmente, com atividades de debate e trocas de experiências. 

A programação começa com uma roda de escuta, às 9h30, possibilitando a integração entre calouros e veteranos. Essa atividade será feita na Biblioteca Sinhá Junqueira, localizada na Rua Duque de Caxias, 547. O objetivo é criar um espaço para compartilhar experiências, dificuldades e vitórias, enquanto estudantes negros. “Sabemos que ser um aluno negro na USP não é algo simples, passamos por diversas situações que dificultam nossa permanência na faculdade. Por isso, essa roda foi pensada para a calourada”, afirma Ewelyn Siqueira, coordenadora do coletivo e estudante de Ciências Biomédicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Em seguida, haverá o almoção às 12 horas entre os estudantes da USP. Para  participar, basta se inscrever  pelo link. O restante das atividades planejadas são abertas para o público geral, que também pode participar e conhecer as iniciativas do coletivo. A partir das 14 horas, acontece a roda de conversa com o tema É nois por nois: Fortalecendo a cultura preta em RP, que pretende dar voz a artistas e manifestações culturais de origem africana. Os convidados para a roda são Vinicius Preto, rapper e produtor cultural da Biblioteca Sinhá Junqueira, e Camila Lebara, dirigente do grupo Maracatu Nzila Baque Angola. As outras atividades serão uma feira cultural, às 16h30, e um karaokê, às 18 horas. 

Atualmente, o Coletivo desenvolve projetos externos em escolas públicas sobre temáticas antirracistas e compartilha informações sobre processos seletivos para ingresso em universidades públicas. O evento será realizado na União Geral dos Trabalhadores (UGT), localizada na Rua José Bonifácio, 59, no centro de Ribeirão Preto.

Mais informações: @cnegrousprp


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.