Revisão da Lei de Cotas na educação superior é tema de encontro

Promovido pela Cátedra Alfredo Bosi da USP, encontro on-line acontece nesta quarta-feira, dia 23, a partir das 14 horas

 21/03/2022 - Publicado há 2 anos
Especialistas vão debater os benefícios e desafios das ações afirmativas na educação – Foto: Eric Haynes/Reprodução

ALei de Cotas (12.711/2012) – cuja revisão está em tramitação no Congresso Nacional – será debatida no 1º Encontro sobre Políticas Afirmativas da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP, que acontece nesta quarta-feira, dia 23, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da cátedra na plataforma Youtube. O evento reunirá o deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), o pesquisador Cleber Santos Vieira, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), e o professor Paulo Vinicius Baptista da Silva, superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Sancionada em agosto de 2012, a Lei de Cotas prevê que 50% das vagas em universidades e institutos federais sejam destinadas a pessoas que estudaram em escolas públicas. A própria norma prevê que ela seja revista a cada dez anos – o que deve ocorrer neste ano.

“Em um contexto marcado por retrocessos nas políticas reparatórias no campo da educação e outros equívocos que ainda persistem sobre as cotas raciais, o 1º Encontro sobre Políticas Afirmativas tem como estratégia ampliar análises e debates com os sujeitos beneficiários das políticas públicas, professores da educação básica e superior, operadores de políticas públicas, gestores, equipes técnicas e pesquisadores das relações raciais no Brasil”, divulgou a Cátedra Alfredo Bosi em nota.

O encontro é uma nova atividade da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, que desde 2020 promove minicursos voltados para o aperfeiçoamento dos professores de educação básica no Brasil. Segundo a cátedra, o evento será sempre uma reunião de experts em torno de uma “problemática”, com o objetivo de analisar questões aplicadas ou controversas, com curadoria e apresentadores-debatedores de áreas distintas, visando a diálogos e debates enriquecidos pela diversidade. A transmissão se dará pelo canal da cátedra no Youtube, sem necessidade de inscrição. Serão concedidos atestados de participação em cada encontro. Os interessados deverão preencher um formulário enviado durante a transmissão.

Logo da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP – Foto: Reprodução

O 1º Encontro sobre Políticas Afirmativas da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP acontece nesta quarta-feira, dia 23, às 14 horas, no canal da cátedra na plataforma Youtube. Grátis. Não é preciso fazer inscrição. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.