Orquestra Sinfônica da USP faz homenagem a Antonio Lauro Del Claro

Concerto nesta quinta-feira, na Cidade Universitária, lembra os 60 anos de carreira do violoncelista brasileiro

25/10/2022 - Publicado há 2 anos
O violoncelista Antonio Lauro Del Claro será o regente do concerto que a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) fará nesta quinta-feira, que inclui obras de Corelli, Camargo Guarnieri, Boccherini e Mozart – Fotos: Reprodução/Facebook; Cecília Bastos/USP Imagens

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) fará nesta quinta-feira, dia 27, às 12h30, uma homenagem a Antonio Lauro Del Claro, violoncelista que completa 60 anos de carreira. A apresentação acontecerá no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo, de forma gratuita e solidária, com arrecadação de um quilo de alimento não perecível para doação à comunidade do Butantã. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Appticket.

Com regência de Del Claro, o programa traz a primeira execução em São Paulo de Adagio para Cordas, de Arcangelo Corelli (1653-1713). A apresentação continua com Ponteio nº 48, de Camargo Guarnieri (1907-1993), Concerto nº 12 para Violoncelo e Orquestra em Mi Bemol Maior, de Luigi Boccherini (1743-1805), e Sinfonia nº 35 em Ré Maior K. 385, Haffner, de Mozart (1756-1791). “São obras transparentes, será uma apresentação leve, o que permite que o público fique participativo”, disse Del Claro ao Jornal da USP.

“Eu estou muito lisonjeado e feliz com a homenagem que vem de um local em que a história se mistura com a minha e que é resultado de um passado de muita dedicação”, relata Del Claro.

Antonio Lauro Del Claro nasceu em 1950 na cidade de São Paulo e começou a estudar violoncelo com o pai, Lauro Del Claro, ainda na infância. “Na minha época não existiam programas de iniciação de musicalização juvenil, então eu buscava assistir aos ensaios do meu pai e outros músicos da família”, conta o violoncelista. Com 12 anos, ele começou a carreira oficialmente na orquestra da Televisão Tupi – por isso, em 2022, completa exatos 60 anos de carreira como músico.

Quando atingiu a maioridade, Del Claro prestou concurso para a Orquestra Municipal de São Paulo, em que foi selecionado para ser o primeiro violoncelista. Depois, recebeu bolsa de estudos no exterior, primeiro para Paris e depois para Genebra, onde teve a oportunidade de aprender com Pierre Fournier (1906-1986), reconhecido como “aristocrata dos violoncelistas” pela sua elegância e maestria.

Em 1976 Del Claro foi convidado pelo maestro Camargo Guarnieri para ser primeiro cello da recém-criada Orquestra Sinfônica da USP. “Apresentar o Ponteio nº 48 de Guarnieri é a minha forma de homenageá-lo neste momento da minha carreira”, explica Del Claro. Atualmente, a Osusp conta com dois músicos que foram alunos do musicista homenageado: Sérgio Schreiber e Vana Bock.

Cartaz do evento – Foto: Reprodução/Instagram

O concerto Homenagem a Antonio Lauro Del Claro, da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), acontece nesta quinta-feira, dia 27, às 12h30, no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Pede-se a doação de um quilo de alimento não perecível. Ingressos e mais informações podem ser obtidos no site da Appticket.