Orquestra da USP destaca suas séries de concertos

Os concertos da Osusp dividem-se em séries distintas; entenda suas diferenças e especificidades

 Publicado: 02/09/2024 às 10:04     Atualizado: 05/09/2024 às 10:55
Por
Orquestra Sinfônica da USP no Festival de Inverno de Campos do Jordão – Foto: André Candro

Nascida em 1975, das mãos do maestro e compositor Camargo Guarnieri, importante referência cultural e de renome internacional para a música erudita, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) é um dos principais pilares da cena musical e da Universidade. Comprometida com a excelência artística e a inovação cultural, caracteriza-se como uma orquestra gratuita e solidária, oferecendo concertos variados e ampliando o acesso à cultura no meio universitário e a toda população, enquanto desenvolve um importante papel na arrecadação de doações às comunidades vizinhas.

Até o presente momento o público está estimado em 63.569 pessoas e arrecadamos aproximadamente 15 toneladas de alimentos que foram distribuídas entre as comunidades do Butantã.

Os concertos estão divididos em séries, as três principais são: Torre do Relógio, Esculpir o Tempo e Naipe da Hora (didáticos).

A Série Torre do Relógio é inspirada no monumento de mesmo nome, localizado no centro da Cidade Universitária. Com duas faces, representando, de um lado, as ciências exatas e, de outro, as artes e ciências humanas – busca inserir o espectador em um ambiente de diálogo entre realidade e fantasia. Utilizando-se da música, de recursos audiovisuais e das contribuições de pesquisadores convidados, oferece uma experiência reflexiva através da música e da ciência. Dentre as edições já apresentadas em 2024, abordou temas como a origem do Universo e mudança climática, oferecendo repertórios clássicos e contemporâneos, essencialmente diversos e inovadores. 

A Série Esculpir o Tempo, caracterizada por apresentar a música sinfônica e suas diversas facetas e expressões, dedica-se a convidar diferentes artistas, tanto nacionais como internacionais, para os concertos. Até setembro de 2024 realizou mais de oito edições, apresentando solistas e maestros diversos, sempre grandes nomes da música erudita. 

A Orquestra Sinfônica da USP também possui motivações pedagógicas por trás de suas atividades, mais especificamente com a Série Naipe da Hora, constituída por concertos didáticos apresentados aos alunos das primeiras às últimas séries escolares de escolas públicas e particulares da região. Os concertos têm como objetivo fazer uma breve apresentação sobre os naipes, ou seja, sobre as famílias dos instrumentos que constituem uma orquestra, oferecendo repertórios que misturam música erudita e obras com apelo infantil, tornando a experiência atrativa e educativa para alunos e professores. Estes concertos estarão de volta em outubro.

Estagiária Yasmin Teixeira, sob supervisão de André Candro


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.