Na USP em Bauru, Patrícia Penteado expõe sua trajetória artística

Com 15 obras da artista, mostra fica em cartaz no Centro Cultural até 26 de agosto

 17/08/2022 - Publicado há 2 anos
Exposição de Patrícia Penteado no Centro Cultural da USP, em Bauru – Foto: Giane Quintela /Centro Cultural-USP Bauru

 

Trajetórias é o nome da exposição da artista plástica Patrícia Penteado que está em cartaz no Centro Cultural da Seção Técnica de Comunicação e Cultura da Prefeitura do Campus de Bauru da USP. A mostra reúne 15 obras da artista e pode ser vista até 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

A exposição tem como diretriz obras que representam a trajetória da artista nos 24 anos em que se dedica à arte, com alguns de seus primeiros trabalhos em giz pastel até o momento atual, no qual suas técnicas mais empregadas são óleo sobre tela, técnica mista e uso de texturas diversas. Em seu trabalho, a presença da figura humana é marcante, mas, apesar de sua predileção por esse tema, aborda também os abstratos, flores e naturezas-mortas, criando assim séries como As Lavadeiras, Flores, Abstratos, Releituras de Grandes Mestres e Crianças, entre outras. O conjunto de seu trabalho abriga obras que já participaram de salões, exposições coletivas e a inclusão de obras em acervos no Brasil e exterior.

Além de marcar uma nova fase na carreira da artista, em que enfatiza a divulgação de sua arte, Trajetórias também é uma forma de comemorar os 40 anos de sua formatura em Odontologia (Turma de 1982) pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. “É uma dupla alegria a oportunidade de realizar uma exposição no Centro Cultural da USP, o que de certa forma significa uma volta à casa onde minha formação profissional e pessoal se iniciou”, afirma Patrícia.

 

Patrícia Penteado iniciou-se nas artes plásticas em 1998 com desenho da figura humana e desenho criativo, pintura a óleo, acrílica, encáustica a frio e a quente, entre outras técnicas, em paralelo com o exercício da odontologia. Nos últimos 24 anos, participou de diversas exposições artísticas no Brasil, Argentina, Espanha e Áustria e de salões de artes em Luxemburgo, Espanha, Argentina, Áustria e Brasil. Recebeu Menção Honrosa da Fundação de Artes Adriana Talevi, em Buenos Aires, na Argentina, com o trabalho Aflición. Tem obras em acervos de instituições na Argentina, Espanha e Brasil.

A exposição Trajetórias, de Patrícia Penteado, está em cartaz até 26 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural da USP (Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisolla, 9-75, Cidade Universitária, em Bauru). Grátis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3235-8394 e pelo e-mail centrocultural@usp.br. 

Marianne Ramalho, de Bauru


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.