Gustavo Piqueira inaugura exposição e lança dois livros

Evento que marca o trabalho do designer gráfico será nesta terça-feira, dia 8, às 19h30, na Biblioteca Brasiliana da USP, na Cidade Universitária

08/10/2019 - Publicado há 5 anos
O artista gráfico Gustavo Piqueira – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

O premiado designer gráfico Gustavo Piqueira lança os livros Bibi (Ed. Lote 42)e Impertinentes (Martins Fontes) nesta terça-feira, às 19h30, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP, na Cidade Universitária, em São Paulo.  O evento também marca a estreia da exposição Impertinentes: 14 Livros de Gustavo Piqueira, que apresenta a trajetória literária de Piqueira entre os anos de 2012 e 2018. O lançamento conta, ainda, com a presença e fala do autor.

Detalhe do cartaz do lançamento da exposição Impertinentes – Foto: Reprodução Cartaz / BBM

O livro que compartilha o nome da exposição traz uma viagem narrada pelo autor através de seu processo criativo.  Tanto o livro quanto a exposição apresentam 14 obras de Piqueira, cuja busca é a integração, de diferentes maneiras, entre a linguagem escrita e gráfica, ou seja, entre texto e imagem. O recorte temporal cerca os anos em que o artista trabalhou essa ideia em seu período mais extremo.

O livro Bibi continua a trajetória experimental do autor, contando com uma progressão de estilos e linguagens. Durante a evolução do livro, o artista explora as ilustrações infantil e adulta, fotonovela, tipografia, arte visual e texto.

A abertura da exposição Impertinentes, assim como o lançamento dos dois livros, é gratuita e acontece nesta terça-feira, dia 8, às 19h30, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo). A exposição fica em cartaz até dia 1º de dezembro, sempre com entrada gratuita.