Cravista Sérgio Carvalho vai exibir na USP duas obras de Bach

Concerto acontece no dia 19, às 12 horas, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, com entrada grátis

 13/11/2024 - Publicado há 2 meses
O cravista Sérgio Carvalho – Foto: Roberto C. G. Castro

 

Duas obras do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750) serão ouvidas na USP na próxima semana. No dia 19, terça-feira, às 12 horas, na sala de música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), o cravista, pianista e professor do Coral da USP (Coralusp) Sérgio Carvalho vai apresentar a Tocata em Fá Sustenido Menor (BWV 910) e a Partita Número 4 em Ré Maior (BWV 828), ambas para cravo. O concerto – intitulado Bach Anno X – é promovido pelo Coralusp. A entrada é grátis.

Composta em Leipzig, na Alemanha – onde Bach atuou como músico desde 1723 até sua morte, em 1750 -, a partita a ser exibida é uma das seis peças que compõem o volume 1 do Clavier-Übung (“Exercício de Teclado”), datado de 1731, uma das poucas obras de Bach publicadas durante a vida do compositor. Formado ainda por outros três volumes – surgidos em 1735, 1739 e 1741 -, o Clavier-Übung é uma das maiores realizações na área da música para teclado, incluindo algumas das mais complexas peças para instrumentos desse tipo. Dos quatro volumes, apenas o volume 3 se destina ao órgão. Os demais trazem obras para cravo. O volume 4 conserva a monumental Variações Goldberg.

Já a Tocata em Fá Sustenido Menor data da época em que Bach vivia na corte de Weimar, entre 1708 e 1717. É uma das sete tocatas preservadas de Bach, compostas entre 1708 e 1719. Marcada por um caráter de improvisação, a tocata é um gênero que se caracteriza por exigir destreza e virtuosismo do intérprete – como acontece nessas peças de Bach.

Sérgio Carvalho é formado em Cravo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde estudou com a professora Helena Jank. Doutor em Música pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP com uma tese sobre O Cravo Bem Temperado, de Bach (disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP) – sob orientação do pianista Eduardo Monteiro – ele estudou com a organista Elisa Freixo, da Sé de Mariana, em Minas Gerais, e com a cravista Maria Lúcia Nogueira (1948-2007). Atua no Coralusp desde 2008.

Especialista na música de Bach, Carvalho publicou uma série de cinco artigos no Jornal da USP sobre o compositor alemão, entre junho e julho passado. Os artigos estão disponíveis nos links abaixo:

A fascinante jornada musical de Bach: a tessitura celestial

A fascinante jornada musical de Bach: maestria e espiritualidade no Clavier-Übung III

A fascinante jornada musical de Bach: uma jornada pelos prelúdios corais sacros

A fascinante jornada musical de Bach: tecendo harmonias

A fascinante jornada musical de Bach: uma análise das obras sacras para órgãos de tubos

Sérgio Carvalho também participou do programa Manhã com Bach, da Rádio USP. Em setembro passado, com exclusividade para o programa, ele gravou músicas de Bach para cravo e órgão que foram transmitidas em quatro edições de Manhã com Bach. Os programas podem ser ouvidos nos links abaixo:

Cravista do Coral da USP grava obras de Bach para Manhã com Bach

Sérgio Carvalho destaca a “densidade harmônica” das obras de Bach

Ousadia marca a Fantasia Cromática e Fuga, diz Sérgio Carvalho

O Cravo Bem Temperado inclui peças para órgão, defende Sérgio Carvalho

Banner do concerto – Foto: Divulgação

O concerto Bach Anno X, com o cravista Sérgio Carvalho, será realizado no dia 19 de novembro, terça-feira, às 12 horas, na sala de música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP (Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, em São Paulo). Entrada grátis. Não é preciso fazer inscrição.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.