Coral da USP retoma agenda de concertos

De 20 a 28 de agosto, conjunto se apresenta em diferentes locais de São Paulo, em eventos gratuitos

18/08/2022 - Publicado há 2 anos

Coralusp 12 Em Ponto – Foto: Reprodução/Coralusp

Após o período de férias na Universidade, o Coral da USP (Coralusp) retoma, nesta segunda quinzena de agosto, sua agenda de concertos gratuitos e abertos ao público. Conhecido por seu repertório eclético, que aproxima a música erudita à popular e reúne diversos gêneros musicais, o coral — formado atualmente por 15 grupos — realizará uma série de apresentações na capital paulista entre os dias 20 e 28 de agosto.

Neste sábado, dia 20, três performances serão realizadas em diferentes pontos da cidade. Às 15h, no Centro de Preservação Cultural Casa de Dona Yayá, o grupo Coralusp Dona Yayá apresenta a seleção musical de seu projeto AGORA! – Vozes recentes de São Paulo, que reúne composições brasileiras contemporâneas produzidas por jovens. Na sequência, às 17h, a Casa Museu Ema Klabin recebe os grupos Coralusp 12 em Ponto e Coralusp XI de Agosto para o concerto Tardes Musicais. Sob a regência de Eduardo Fernandes, a apresentação contará com os programas 6×80, composto com canções de seis prestigiosas vozes da música brasileira que completam 80 anos em 2022 — Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Ben Jor, Milton Nascimento, Paulinho da Viola e Tim Maia — e Miltons D’Elis, que traz músicas da discografia de Elis Regina e Milton Nascimento para homenagear a parceria artística entre ambos. “Eles possuíam uma relação muito forte de admiração mútua. Milton disse que compunha suas músicas pensando na voz da Elis, e ela, por sua vez, afirmou que se Deus tivesse uma voz, essa seria a voz do Milton Nascimento”, conta o regente Fernandes em entrevista ao Jornal da USP.

O regente Eduardo Fernandes – Foto: Facebook/Reprodução

Dentre as canções escolhidas para o concerto, estão Timoneiro, de Paulinho da Viola, Força estranha, de Caetano Veloso, Mas, que nada! e Fio Maravilha, de Jorge Ben Jor, Estrela, de Gilberto Gil, e Não quero dinheiro (Só quero amar) e Sossego, ambas de Tim Maia. Dando continuação à performance, as músicas de Milton Nascimento Bola de meia, bola de gudePonta de AreiaO que foi feito devera (de Vera)Nada será como antes e Maria Maria introduzem o segundo ato, que também conta com O bêbado e a equilibrista, Redescobrir Velha roupa colorida, canção de Belchior gravada por Elis Regina.

Ainda na mesma data, às 19h30, os grupos Coralusp Zimana e Coralusp Jupará combinam músicas eruditas e atuais em uma performance no Centro Cultural Olido, na Avenida São João, centro de São Paulo. De acordo com Eduardo Fernandes, que também atua como diretor artístico do Coralusp, a sequência de três concertos no mesmo dia não foi algo planejado — “cada grupo tem seu próprio regente, que escolhe as datas das apresentações a depender da agenda do coral e dos convites que recebe”, explica. Ele destaca, também, que a demanda cultural vem aumentando no período pós-pandemia, o que pode explicar a grande quantidade de concertos em um curto espaço de tempo.

No domingo, dia 21, o grupo Coralusp Todo Canto apresenta o programa Intercâmbios na Igreja do Calvário, em Pinheiros, às 19h. Seu repertório é formado por canções de autores influenciados pelas obras de compositores de outros países e músicas do folclore local. A programação do mês será encerrada com novas apresentações dos grupos Coralusp 12 Em Ponto e Coralusp XI de Agosto, no dia 27, às 17h, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, e dos grupos Coralusp Zimana e Coralusp Jupará, no dia 28, ao meio-dia, na Igreja Luterana da Paz, na Granja Julieta.

Fernandes acrescenta que as inscrições para o Coralusp estão abertas até o dia 26 de agosto, enquanto houver disponibilidade de vagas. Não é necessário possuir vínculo com a USP para participar dos ensaios e apresentações — os interessados, desde que tenham dezoito anos ou mais, tendo ou não experiência musical, devem preencher uma ficha de inscrição e agendar um teste vocal com o regente do grupo de seu interesse. Mais informações estão disponíveis em http://coralusp.prceu.usp.br/.

• 20/8 (sábado)

CONCERTO DE CANTO CORAL — 15h na Casa de Dona Yayá (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista) — Coralusp Dona Yayá

TARDES MUSICAIS — 17h na Casa Museu Ema Klabin (Rua Portugal, 43, Jardim Europa) — Coralusp 12 Em Ponto e Coralusp XI de Agosto

CONCERTO DE CANTO CORAL — 19h30 na Sala Olido (Av. São João, 473, Centro) — Coralusp Zimana e Coralusp Jupará