Capa do CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras(1830-1880), de Anna Maria Kieffer – Foto: Reprodução
Os sons que se ouviam na cidade de São Paulo no século 19 foram recuperados pela musicóloga, pesquisadora e cantora lírica Anna Maria Kieffer, que lançou recentemente o CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880). Nele estão registradas músicas compostas e executadas pelos estudantes do Curso Jurídico da Faculdade de Direito – hoje ligada à USP -, no Largo São Francisco, cantigas de rua, pregões, saraus, serenatas, cantos de trabalho e ruídos do cotidiano da cidade. O flautista Toninho Carrasqueira, professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, participa da obra, que foi lançada pelo selo Sesc.
No dia 28 de janeiro passado, Anna Maria Kieffer e o músico Gabriel Levy, que também participa do CD-livro como arranjador, foram entrevistados no programa Via Sampa Estúdio, da Rádio USP (93,7 MHz). Eles falaram sobre o trabalho recém-lançado, que é um projeto concebido há mais de 20 anos por Anna Maria.
Ouça a íntegra do programa nos links acima.
.
.
Panorama da cidade de São Paulo em 1921 – Arnaud Julien Pallière – Coleção Brasiliana Itaú, São Paulo (Reproduzido do CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880), de Anna Maria Kieffer).
.
O Convento de São Francisco, em 1862 – Militão Augusto de Azevedo, Coleção Pedro Corrêa do Lago, São Paulo (Reproduzido do CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880), de Anna Maria Kieffer)
.
Igreja de São Pedro, no centro de São Paulo, em 1827 – Jean-Baptiste Debret, Acervo Instituto Cultural São Fernando, Rio de Janeiro (Reproduzido do CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880), de Anna Maria Kieffer)
.
Ponte de Santa Ifigênia em 1827 – Jean-Baptiste Debret, coleção particular, Rio de Janeiro (Reproduzido do CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras (1830-1880), de Anna Maria Kieffer)
.
Músicos que, em 1866, tocaram a Canção do Boêmio, com letra de Castro Alves, na peça Meia Hora de Cinismo, de França Junior – Autor desconhecido, Arquivo Levy, São Paulo (Reproduzido do CD-livro São Paulo: Paisagens Sonoras(1830-1880), de Anna Maria Kieffer)
.
.
.
Política de uso A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.