Nesta edição do boletim Por Dentro da USP, o ouvinte pode conhecer um pouco mais sobre o que é e qual a importância do Anuário Estatístico da USP.
A publicação é produzida anualmente pelo Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida), cuja coordenadora, Fátima Nunes, explica: “O Anuário Estatístico é uma compilação de tudo que acontece na Universidade. É como se fosse um raio-X do dia 31 de dezembro do ano anterior, com 254 elementos e 159 tabelas sobre todas as dimensões da Universidade, como graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e serviços à comunidade. Cerca de 50% dessas informações são coletadas dos sistemas corporativos e a outra metade é coletada de forma manual, o que exige um esforço bastante grande. Trata-se de uma forma de transparência e, por meio dela, podemos fornecer dados sobre cursos e disciplinas, sobre unidades, sobre ingressantes, formas de ingresso, egressos e muitos outros dados. Esta é uma forma de a gente dar conhecimento para todos e prestar contas quantitativamente do que a Universidade faz. O material fornece indicadores para subsidiar a alta gestão na tomada de decisão e também impacta os rankings, que têm dado destaque para a Universidade e são elaborados por agências que precisam dessas informações para que possamos ser comparados com outras instituições e classificados”.
A coordenadora também destaca as mudanças trazidas pelo levantamento: “Para essas últimas edições o anuário vem incorporando algumas novidades. Desde o ano passado nós incluímos um resumo visual que destaca os principais indicadores, principalmente aqueles que dizem respeito à sociedade e aos serviços prestados, como atendimentos médicos, atividades culturais, número de servidores e principais acontecimentos. Assim, oferecemos um resumo qualitativo que os dados quantitativos não conseguem expressar a respeito das principais realizações da Universidade naquele ano. Além disso, o anuário começou a incluir mais dados externos – por exemplo, quanto nós conseguimos arrecadar para fins de pesquisa junto aos principais órgãos”.
Para conhecer o Anuário Estatístico da USP, clique aqui.