Internacionalização da Universidade é o tema do boletim “Por Dentro da USP”

Presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional explica porque o assunto é importante e como a USP atua nessa área

 08/11/2024 - Publicado há 1 mês     Atualizado: 22/11/2024 às 10:13

Texto: Michel Sitnik

Arte: Jornal da USP

fundo dividido, metade amarela e a outra preta com textura de quadrados. Sobre a parte amarela, um microgone

Fotomontagem Jornal da USP com foto: Freepik

A edição de hoje do boletim Por Dentro da USP apresenta aos ouvintes uma explicação a respeito da internacionalização da USP, detalhando qual a sua importância e como a Universidade tem se posicionado neste assunto.

O convidado é o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), Sérgio Proença.

“Estamos falando de um processo que ocorre ao longo do tempo, em diferentes etapas. Há algum tempo a internacionalização era um processo que concentrava-se mais nas iniciativas individuais de docentes que pretendiam colaborar com parceiros do exterior no desenvolvimento de pesquisas e cursos.  Ao longo do tempo essas parcerias foram sendo intensificadas, começando a englobar grupos de pesquisa, projetos de cooperação internacional e a questão dos idiomas, que passou a ser premente, com a necessidade de que os alunos passassem a conhecer mais os idiomas estrangeiros, particularmente o inglês. Hoje em dia, o contexto é muito mais amplo, em função do avanço tecnológico, das questões relativas à inovação e da globalização, que tornou os problemas globais complexos, afetando todos os países, de modo que as soluções precisam ser compartilhadas e planejadas em conjunto”, explica Proença.

Sergio Persival Baroncin Proença - Foto: Lattes

Ele destaca que, sem trabalhar este aspecto, a instituição sofreria um isolamento acadêmico que o mundo contemporâneo não comporta mais: “Trata-se de um instrumento que insere a Universidade no conjunto das instituições globais de pesquisa em que ela não só forma agentes profissionais de elevada qualidade, mas passa também a propor políticas e soluções de interesse mais amplo da sociedade. É por isso que a USP trabalha sua internacionalização em diferentes dimensões, desde as unidades, onde individualmente os professores continuam a fazer seu trabalho de pesquisa em parceria, chegando a programas e aos centros de pesquisa internacionais multidisciplinares voltados a temas globais que vêm sendo criados na USP sob coordenação da Reitoria”.

Para conhecer os programas de internacionalização desenvolvidos pela Aucani, clique aqui.

Ouça abaixo o áudio desta edição do boletim Por Dentro da USP:

Logo da Rádio USP

 

Leia Mais

Rádio USP estreia boletim “Por Dentro da USP” com notícias sobre a Reitoria da Universidade

Boletim “Por Dentro da USP” explica a avaliação institucional da Universidade

Formas de ingresso nos cursos de graduação são tema do boletim “Por Dentro da USP”

“Por Dentro da USP” aborda as mudanças na Comissão de Heteroidentificação para o vestibular deste ano

.

Boletim Por Dentro da USP apresenta o “Anuário Estatístico” da Universidade


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.