Tese sobre estruturas musicais de sambas-enredo vai virar livro

A obra, que investiga técnicas composicionais da música de escolas de samba, será publicada pela editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 29/05/2023 - Publicado há 1 ano
Desfile da GRES Portela – Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio

Os sambas-enredo, composições criadas especificamente para desfiles de escola de samba, são as canções que puxam a festa nos carnavais, exaltam culturas, enaltecem nomes e momentos importantes da história do Brasil, fazem críticas sociais e políticas, entre outras coisas. Foi a partir desse universo que Yuri Prado desenvolveu, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, a tese de doutorado Estruturas Musicais do Samba-Enredo, uma das vencedoras da chamada para publicação pela Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Eduerj).

A tese analisa e discute as principais transformações melódicas, harmônicas e formais ocorridas na música das escolas de samba do Rio de Janeiro, desde o início do século 20 até os dias atuais. O trabalho também apresenta a constituição do samba-enredo como gênero musical, a influência das escolas de samba na formação do samba moderno e a entrada do samba-enredo numa lógica de consumo massificado.

Um trabalho inovador desde seus primeiros passos

Yuri Prado, autor da tese Estruturas Musicais do Samba-Enredo. Foto: Reprodução/Currículo Lattes

O estudo da música de escolas de samba tem sido o foco da carreira acadêmica do autor, que logo na sua graduação em Música, também realizada na ECA, desenvolveu uma iniciação científica em que apresentou uma análise estritamente musical do samba-enredo, em que apontou alguns de seus traços estruturais mais relevantes. A pesquisa obteve a premiação máxima no 17o Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP), além de ser escolhida para representar a Universidade na terceira edição do evento Investigação Jovem da Universidade do Porto (IJUP), em Portugal, realizado em 2010.

Durante seus primeiros passos na pesquisa acadêmica, Yuri Prado percebeu  que, mesmo com a grande importância das escolas de samba no panorama cultural brasileiro, “havia uma carência de trabalhos que analisassem a sua música, o samba-enredo, sob uma perspectiva musicológica”. Além disso, ele notou que “o samba-enredo possui certas técnicas composicionais específicas, que mereciam ser descritas e analisadas”.

Foi a partir do estudo dessas estruturas tão particulares que ele desenvolveu, sob orientação do professor Marcos Branda Lacerda, a tese que irá se tornar livro. O projeto teve início como uma dissertação de mestrado, mas foi convertido em doutorado direto, o que pode acontecer quando é reconhecido o mérito acadêmico e a qualidade da investigação e das reflexões empreendidas pelo pesquisador.

Desfila da Estação Primeira de Mangueira em 1968 – Foto: Paulo Namorado/Flickr

A música das escolas de samba: “tema tão apaixonante quanto inesgotável”

Durante a elaboração da pesquisa foram ouvidas mais de 600 obras, que incluem todos os sambas-enredo das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro lançados entre 1968 (ano de lançamento do primeiro disco oficial de sambas-enredo) e 2015. As músicas ouvidas não se restringem a esse período, já que parte importante do trabalho é dedicada aos sambas das primeiras décadas de desfile, recuperados através de gravações de intérpretes vocais ou das próprias escolas. Além da audição das obras, a pesquisa também contou com a coleta de depoimentos de dezenas de sambistas.

No desenvolvimento de sua pesquisa, Yuri Prado percebeu que uma análise estritamente musical não daria conta de toda a complexidade do universo das escolas de samba e de sua influência na composição dos sambas-enredo. A partir daí, ele passou a reflexões mais amplas, amparado por trabalhos de diversos campos de estudo, como Antropologia, Semiótica, Linguística, entre outros. Sendo assim, ao se debruçar sobre esses temas, o pesquisador se deu conta que “a música de escola de samba se revelou um terreno fértil para a discussão de temas como padronização, criatividade, memória oral, processos de aprendizado, indústria cultural, entre outros.”

Sobre a importância da premiação, o pesquisador afirma que “um dos maiores desafios para quem acaba de escrever uma tese é fazer com que o seu trabalho se torne conhecido por um público amplo”. Agora que a tese vai virar livro, um público maior poderá ter acesso às contribuições deixadas pelo trabalho que, entre outras coisas, estabeleceu “terminologias para os fenômenos musicais ocorridos no samba-enredo”, evidenciou que alguns elementos musicais são mobilizados “de forma inconsciente” por um grande número de compositores e mostrou que “o trabalho analítico musical pode servir de base para a discussão de questões mais amplas”, fala o autor.

Everton da Cruz / Laboratório Agência de Comunicação da ECA


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.