Um projeto desenvolvido por pesquisadores da USP em conjunto com especialistas de outras instituições públicas vai criar um Assistente Virtual para orientar a população brasileira sobre a covid-19. A tecnologia quer fornecer, de forma simples e acessível, informações sobre sintomas, onde procurar auxílio, como hospitais e postos de saúde, além de abordar outros temas, como isolamento social. Outra funcionalidade importante será prover dados sobre movimentação e capacidade de hospitais e postos de saúde em tempo real.
“O Assistente Virtual deverá proporcionar esclarecimentos à população de forma humanizada e intuitiva e ter a habilidade de atender o público em geral usando atendimento via voz”, justificam seus criadores, um grupo formado por engenheiros e cientistas da computação. Na USP, a liderança do projeto é do professor André Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).
Trata-se de um aplicativo com reconhecimento e geração de mensagens de voz com chatbot (um robô que interage por mensagens) para indicar, especialmente ao público com baixa escolaridade, qual o hospital mais próximo em que ele conseguirá atendimento mais rápido, com dados atualizados. É fornecida ainda a rota para este hospital usando imagens do Google Maps.
O projeto, em fase de ajustes, tem parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) e conta com o apoio das empresas IDK, Loud Voice, e com tecnologias Google e AWS.