De 1º a 3 de dezembro acontece mais uma edição do Simpósio Performa Clavis Internacional. Pela primeira vez, o evento será realizado totalmente on-line. A programação conta com a participação de músicos e pesquisadores de todo o mundo para falar sobre As práticas nos diferentes instrumentos de teclado e os desafios do século XXI.
O simpósio acontece a cada dois anos, com o objetivo de fortalecer a pesquisa na área de performance e práticas interpretativas de instrumentos como o piano, o fortepiano, o cravo, clavicórdio e o órgão. Para isso, são oferecidas mesas-redondas, master classes, palestras e concertos, além da apresentação de estudos empíricos sobre o tema.
Neste ano, a programação conta com a participação do pianista e musicólogo Luca Chiantore, da Escola Superior de Música de Catalunya, Espanha, da pianista Eliane Rodrigues, do Royal Conservatoire of Antwerp, Bélgica, do organista Martin Gester e a cravista Aline Zylberajch, ambos da Académie Supérieure de Musique de Strasbourg, França, e a coordenação é da professora Fátima Graça Monteiro Corvisier, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP.
O simpósio surgiu da cooperação trilateral entre os programas de pós-graduação em Música das três universidades paulistas sediados no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e na Escola de Comunicações e Artes da USP. Desde sua terceira edição, o evento conta com a participação do Departamento de Música da FFCLRP.
O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado em dois períodos, das 9h30 às 12h30 e das 14 horas às 17h30. Para receber o link da transmissão ao vivo, os interessados devem fazer a inscrição aqui.
Mais informações: performaclavis.com