Diante das diversas mudanças no ensino e na aprendizagem provocadas pela pandemia do novo coronavírus, como aulas a distância, alunos de instituições do ensino superior precisaram se adaptar ao cenário diferente.
Essa realidade pediu novas habilidades, não cognitivas, como diferentes maneiras de pensar e agir, curiosidade para aprender, além da capacidade da autogestão, que requer atributos como atenção, organização, determinação e dedicação.
Por isso, pesquisadores dos departamentos de Ciências da Saúde e de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP querem avaliar a percepção de estudantes da área da saúde sobre os novos aprendizados.
Podem participar do estudo Em época de covid-19: o aprimoramento de competências não cognitivas na percepção de estudantes universitários da área da saúde, alunos de instituições públicas e privadas dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gerontologia, Medicina, Nutrição e Metabolismo, Obstetrícia, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional, e que não tiveram as atividades acadêmicas do primeiro semestre de 2020 interrompidas.
O questionário tem 25 questões de múltipla escolha e pode ser acessado por aqui, onde estão todas as informações sobre o estudo. Dúvidas sobre a pesquisa podem ser esclarecidas pelos e-mails: gilbertoleal@usp.br, ppmandra@fmrp.usp.br, edson@fmrp.usp.br e tmjorge.fono@gmail.com.