Uma jornada de amor à ciência e à educação

Na terça-feira, 22 de agosto, a partir das 8h, pesquisadores comemoram os 70 anos de carreira e 90 anos de idade do professor José Antunes Rodrigues, Emérito da FMRP e referência mundial em neurofisiologia

18/08/2023 - Publicado há 11 meses
Professor Antunes nos primeiros anos da docência e ainda frequentando o laboratório, 70 anos depois – Fotos: Arquivo pessoal

Este ano é de comemoração dupla para José Antunes Rodrigues, Professor Emérito do Departamento de Fisiologia e ex-diretor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. O docente, conhecido por todos como professor Antunes, completa 90 anos de idade e 70 anos de carreira dedicada ao ensino, pesquisa e extensão, com destaques para a contribuição no avanço do conhecimento da neurofisiologia no País e na formação de recursos humanos, tanto na sua área de pesquisa, como na gestão pública.

Para comemorar essa trajetória de sucesso e de dedicação à academia e à ciência brasileira, os professores Lucila Leico Kagohara Elias, da FMRP, e André de Souza Mecawi, da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), organizaram para a próxima terça-feira, dia 22/8, o simpósio José Antunes Rodrigues: 90 years in life and 70 years in science. O evento será realizado em formato híbrido, com atividades presenciais no Anfiteatro Pedreira de Freitas, na FMRP, e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da FMRP.

Paixão e dedicação em tempo integral

Nascido na pequena Santa Rita do Araguaia, em Goiás, em 1933 (a data exata tem controvérsias, como ele mesmo gosta de contar), logo viu seu interesse pela medicina aflorar e desembarcou em Ribeirão Preto para ser aluno do jovem curso da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, onde se graduou em 1959.

Antes mesmo da formatura se interessou pela Fisiologia e o doutorado foi na área que despertou sua paixão, e onde encontrou o mestre e amigo de longos anos, Miguel Rolando Covian. Nos corredores da FMRP era comum encontrar o professor Antunes discutindo com os colegas suas pesquisas ou almoçando e, ao mesmo tempo, debruçado nas lâminas do microscópio, paixão e dedicação que o tornaram referência nacional e internacional em neurofisiologia.

Outro parceiro de pesquisas foi Samuel MacCann, da Universidade do Texas, Estados Unidos, onde Antunes fez aprimoramento, entre 1966 e 1968. A contribuição de suas pesquisas recai, principalmente, sobre o papel do sistema nervoso central no controle do equilíbrio hidromineral, e foi o primeiro a demonstrar a importância dos núcleos paraventriculares e supraópticos no controle da ingestão específica de sódio.

Ao longo da carreira publicou mais de 400 trabalhos em revistas científicas, 700 resumos em anais de congressos, 41 capítulos e quatro livros. Orientou 32 alunos de mestrado e 45 de doutorado, além de supervisionar 18 pós-doutorandos. O resultado são seus discípulos presentes nas principais universidades brasileiras como docentes/pesquisadores. Seu amor pela fisiologia e pela academia fez com que sua dedicação não se restringisse ao ensino e à pesquisa, teve inúmeros cargos na administração da FMRP, como chefe de departamento, presidente da Comissão de Pós-Graduação, entre outros, e também em associações de classe e, ainda, foi supervisor da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) e coordenador dos Vestibulares da Fundação Carlos Chagas.

Visionário tanto na pesquisa, como na administração, investiu em tecnologia quando a área ainda dava seus primeiros passos na Universidade, adquirindo, em negociação com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), os primeiros microcomputadores da administração da FMRP, destinados à Seção de Pós-Graduação. Adepto da filosofia de que precisamos conhecer o passado para pensar o futuro, registrou em artigos e catálogos dados sobre os formados no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia da FMRP. Acumulou mais de uma dezena de prêmios e honrarias, entre eles, o de comendador e o da Grã-Cruz, ambos da Ordem Nacional do Mérito Cientifico, concedido pelo governo federal.

O evento em comemoração aos aniversários do professor Antunes tem apoio do Programa de Pós-Graduação e do Departamento de Fisiologia da FMRP. Confira a programação completa do evento clicando aqui.