Projeto Biota Fapesp tem vagas abertas para bolsas de pós-doutorado em Zoologia

São três bolsas para projetos temáticos na área, vinculadas à USP e à Unesp; inscrições vão até 30 de junho

 20/06/2022 - Publicado há 2 anos
Por

 

Foto: Reprodução

O Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo, denominado Programa Biota/Fapesp, está com inscrições abertas para três bolsas de pós-doutorado atreladas aos projetos temáticos na área de Zoologia, descritos abaixo, sendo duas vinculadas à USP e uma à Unesp. As inscrições para todos os projetos vão até o dia 30 de junho e os valores das bolsas são de R$ 8.479,20, por mês, com duração de 24 meses e renovável por mais 12 meses.

No ato da inscrição, por e-mail, o candidato deverá apresentar um projeto de pesquisa focado na temática, com no máximo 20 páginas (de acordo com as normas da ABNT), em língua portuguesa ou inglesa, com resumo, introdução, hipóteses e objetivos da pesquisa, metodologia, cronograma e bibliografia. Também deve encaminhar o curriculum vitae atualizado na plataforma Lattes/CNPq (incluindo link de acesso), ou modelo equivalente; duas cartas de recomendação de profissionais da área e uma carta com relato de experiências e motivações para ocupar a função. Os candidatos devem cumprir as normas vigentes Fapesp e apresentar a documentação específica exigida. 

Filogenia molecular integrativa de camarões

O professor Fernando Luis Medina Mantelatto, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, está disponibilizando uma vaga para bolsa de pós-doutorado no projeto Filogenia molecular integrativa (morfologia, ontogenia e moléculas) de camarões do gênero Macrobrachium (Decapoda, Caridea)

O objetivo deste projeto é “reconstruir a hipótese filogenética a partir de dados moleculares, integrados com morfologia e desenvolvimento larval, para o gênero Macrobrachium, com ênfase para as espécies americanas”, de acordo com o professor Mantelatto. Para se inscrever é necessário que o candidato tenha o título de doutor há, no máximo, seis anos, encaminhar currículo que demonstre capacitação para atuar no projeto, sendo recomendável a produção de, pelo menos, 15 artigos nos últimos cinco anos, incluindo publicações sobre sistemática molecular, taxonomia e desenvolvimento larval de decápodes e parte dela com o táxon-alvo do projeto, além de possuir experiência comprovada (artigos publicados) em técnicas de Biologia Molecular e caracteres morfológicos em sistemática. 

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail flmantel@usp.br

Mais informações neste link.  

Estudo taxonômico de táxons de eglídeos endêmicos do Brasil

O projeto Uso integrado de análises morfológica e molecular e padrão de distribuição no estudo taxonômico de táxons de eglídeos endêmicos do Brasil, sob suspeita de constituírem espécies crípticas, do professor Sérgio Luiz de Siqueira Bueno, do Instituto de Biociências (IB) da USP, também está com uma vaga aberta para bolsa de pós-doutorado. 

“Três táxons de crustáceos eglídeos da região Sul do Brasil encontram-se sob suspeita de formarem agrupamentos de espécies crípticas: Aegla jarai, A. parva e A. odebrechtii, requerendo revisão taxonômica com abordagem multidisciplinar”, segundo o professor Bueno, que explica o projeto. Para se inscrever, os candidatos devem possuir título de doutor em Zoologia, com foco em taxonomia de grupos recentes há menos de seis anos; demonstrar experiência na referida área com comprovação de artigos científicos publicados (mínimo de três) sobre taxonomia de eglídeos nos últimos seis anos. 

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail sbueno@ib.usp.br.

Mais informações neste link

Evolução do sistema reprodutor em camarões

O projeto Evolução do sistema reprodutor em camarões carídeos (Decapoda, Pleocyemata), do professor Fernando José Zara, da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp em Jaboticabal, tem como objetivo descrever o sistema reprodutor em camarões Caridea por meio das famílias mais representativas do Brasil. “Ao final, pretende-se compreender a história evolutiva dos caracteres relacionados à produção dos espermatóforos e transferência espermática”, detalha o professor Zara. 

Os candidatos a esta vaga devem ter o título de doutor há, no máximo, seis anos na área de Zoologia ou afim. É recomendável que tenham, no mínimo, dez artigos publicados nos últimos seis anos referentes à biologia e/ou morfoanatomia de Decapoda; além de possuir experiência comprovada por meio de publicações de artigos científicos (pelo menos cinco artigos como primeiro autor) e tese de doutorado envolvendo técnicas de histologia e microscopia;

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail fj.zara@unesp.br

Mais informações neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.