Programa Eixos Temáticos USP lança edital para oferecimento de 17 bolsas de pós-doutorado

Serão concedidas bolsas no valor de R$ 8.479,20 mensais para a realização de pesquisas em temas como agronegócio, cidades, educação, banco de dados e universidades

 Publicado: 23/06/2022  Atualizado: 24/06/2022 as 17:17
Por

 

O Programa Eixos Temáticos USP (ProETUSP) lançou hoje, dia 23 de junho, um edital para o oferecimento de 17 bolsas de pós-doutorado para pesquisadores.

As bolsas, no valor de R$ 8.479,20 mensais, têm duração de 12 meses, com possibilidade de renovação por igual período. Além da bolsa, o programa destina um valor mensal adicional de 10% do valor da bolsa para a constituição de uma reserva técnica. Esses recursos poderão ser utilizados para custear a participação em eventos, a publicação de artigos ou livros, diárias e passagens aéreas, compra de material de consumo para pesquisa e outros gastos.

As pesquisas propostas devem ser relacionadas a um dos 15 grandes temas do ProETUSP: Agronegócio, Desigualdades, Democracia, Cidades, Cultura e Artes, Educação, Economia, Energia, Indústria, Meio Ambiente, Saúde, Concepção Interdisciplinar em Pesquisa, Planejamento Estratégico de Universidades, Uso de Bancos de Dados e Meta-análise em Pesquisa, e Ferramentas Computacionais em Pesquisas Interdisciplinares.

Os interessados têm até o dia 1º de agosto para se inscrever por meio do formulário on-line. Para mais informações, consulte o edital do programa.

Programa Eixos Temáticos

+ Mais

USPSusten oferecerá bolsas para pós-doutorandos com pesquisas na área ambiental

Programa Eixos Temáticos da USP quer estreitar relacionamento da Universidade com a sociedade

Lançado em abril, o Programa Eixos Temáticos da USP tem como objetivos identificar como a Universidade pode ajudar a resolver grandes problemas sociais com abordagem interdisciplinar, oferecer soluções que possam gerar políticas públicas embasadas no conhecimento produzido e conectar ainda mais a USP à sociedade.

O programa está dividido em 15 grandes temas, baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cada tema é coordenado por dois professores da USP e reúne especialistas da Universidade, os “autores líderes”, para criar um conjunto de itens de agenda capazes de contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas embasadas no conhecimento, além de subsidiar a mídia, pautando debates e entrevistas de forma a salientar a importância da sustentabilidade, da inovação e da inclusão em vários setores da sociedade.

Apoio a jovens pesquisadores

Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O apoio a jovens pesquisadores é uma das diretrizes da nova gestão reitoral. Além das 17 bolsas do Programa Eixos Temáticos, outras 28 bolsas também estão sendo oferecidas pelo Programa USPSusten, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA), para pesquisadores da área ambiental.

“Essas bolsas fazem parte do Programa de Pós-Doutorado e Formação de Gestão Acadêmica que estamos implementando, voltado para a valorização e o apoio aos jovens pesquisadores”, explicou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Segundo o reitor, ainda estão previstas mais 30 bolsas de pós-doutorado para os projetos Jovens Talentos e Gestão de Projetos Temáticos, que devem ser lançados em breve.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.