O professor Antonio Adilton Oliveira Carneiro, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP foi um dos ganhadores do Prêmio USP Trajetória pela Inovação, divulgado no último dia 13 de março, por suas contribuições para a área da Física Aplicada à Medicina e Biologia.
Esta edição contou com um total de 29 indicações de docentes ativos e aposentados e 15 indicações in memoriam, encaminhadas pelo conjunto de Unidades, Museus e Institutos Especializados da USP. A premiação foi criada com o objetivo de reconhecer e valorizar a todos os docentes da USP que se destacam por suas colaborações para a inovação científica, tecnológica ou cultural.
Carneiro foi, por mais de dez anos, diretor técnico e diretor-presidente do Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, eleita a melhor do Brasil em 2016 e umas das 20 melhores do mundo.
Especialista na área de Física Aplicada à Medicina e Biologia, o professor é responsável por tecnologias ultrassônicas e magnéticas para o diagnóstico e terapia clínica, produzindo grande impacto social devido à sua atuação no desenvolvimento de novos produtos e processos para apoio ao controle da saúde humana.