O Conselho Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS) aprovou com unanimidade o título de Doutor Honoris Causa ao professor Ayrton Custódio Moreira, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A atribuição é pela trajetória acadêmica e profissional com importante contribuição na formação docente do Departamento de Medicina da UFS e por ajudar a transformar a universidade em um centro de excelência na área de endocrinologia.
Moreira é graduado em Medicina com residência em Clínica Médica e em Endocrinologia, mestrado e doutorado em Clínica Médica pela FMRP, além de pós-doutorados no Mount Sinai School of Medicine, nos Estados Unidos, e no St. Bartholomew’s Hospital, na Inglaterra. Possui experiência na área de endocrinologia com estudos em temas como síndrome de Cushing, ritmo circadiano e cortisol salivar.
Durante a carreira, o professor foi diretor executivo da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da FMRP (Faepa), diretor da FMRP e presidente da Comissão de Ética da USP. Atualmente, é docente titular sênior do Departamento de Clínica Médica da FMRP.
A cerimônia para entrega do prêmio será no dia 19 de agosto, às 19 horas, no Auditório Libório Firmo da UFS.