No dia 11 de junho, das 10h30 às 12 horas, tem a segunda roda de conversa sobre morte e cuidados paliativos do projeto Death Café. O evento é realizado pela Liga de Espiritualidade em Saúde e Cuidados Paliativos (LESCP), com o apoio do Instituto Lótus de Cuidados Paliativos de Ribeirão Preto (ILPC-RP) e do Grupo de Pesquisa Laboratório de Investigação sobre a Atividade Humana e Cuidados Paliativos (LIATH-CP).
“É um espaço acessível, respeitoso e confidencial para nos fazer refletir e compartilhar reflexões, pensamentos e opiniões sobre a morte e sobre os cuidados paliativos. Além disso, é importante destacar que os encontros não são espaços de assistência ou aconselhamento a pessoas enlutadas”, explica a professora Marysia M. R. do Prado De Carlo, do curso de Terapia Ocupacional do Departamento de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e tutora da LESCP.
Chamado de Pausa para o café – Vamos conversar sobre morte?, os encontros serão realizados no segundo sábado de cada mês, das 10h30 às 12 horas, até dezembro, com exceção de julho. A entrada é aberta ao público, sem necessidade de inscrição e os encontros acontecerão no Auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira na Rua Duque de Caxias, 547, em Ribeirão Preto.
Sobre o projeto Death Café
O Death Café tem o intuito de aumentar a consciência sobre a finitude da vida e foi desenvolvido por Jon Underwood e Sue Barsky Reid, baseado nas ideias do sociólogo suíço Bernard Crettaz.
O primeiro encontro foi realizado nos Estados Unidos da América em 2011 e, desde então, ganhou o mundo com conversas em cafés, casas, cemitérios, eventos, entre outros. Atualmente, o projeto já está presente em 80 países e o Brasil está entre eles, com encontros em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, entre outras cidades.
Mais informações: marysia@fmrp.usp.br