Entrevista com Jorge Vermelho é destaque do “Express Cultura” desta quinta-feira (16/3)

Diretor artístico da Companhia Azul Celestre fala sobre peça baseada em obra de Guimarães Rosa, que acontece no Sesi

16/03/2023 - Publicado há 1 ano
Espetáculo “Miguilim Mutum” tem apresentação gratuita no Sesi Riberão – Foto: Jorge Etecheber
Logo da Rádio USP

O Express Cultura desta quinta-feira (16/3) tem como destaque a entrevista com Jorge Vermelho, diretor artístico da Companhia Azul Celeste, que traz a peça Miguilim Mutum ao palco do Sesi de Riberão Preto neste sábado (18/3), às 20 horas. O profissional fala sobre a produção, baseada na obra de Guimarães Rosa, e o trabalho com o universo de um dos maiores nomes da literatura brasileira. Os ingressos para o espetáculo, que tem classificação indicativa de dez anos, são gratuitos, mas precisam ser retirados neste link. O Sesi fica na Rua João Ignacchitti, 20.

Já o Sesc Ribeirão promove, no Calçadão da cidade, a peça Andança da Morte e Dumzé, com o grupo teatral APanela. O espetáculo trata da relação do ser humano com a morte e da luta de Dumzé com a vida. Porém, o personagem morre e o público acaba envolvido no cortejo fúnebre, ponto central da trama. A peça faz parte da programação do Terceiro Festival Ribeirão Cena Contemporânea, organizado pelo Sesc, e já teve uma primeira apresentação realizada na terça-feira (14/3). Nesta quinta, a encenação começa a partir das 14h30. O acesso é livre e gratuito. Outro espetáculo que faz parte do Ribeirão Cena Contemporânea e tem apresentação marcada para esta quinta é Pânico ou Uma Paisagem Sonora, da Trupe Acima do Bem e do Mal, que acontece no Teatro Municipal. A peça fala sobre todos os tipos de medo e da ausência da experiência do vazio. O início está marcado para 20 horas. As entradas custam R$ 30,00 a inteira, R$ 15,00 a meia-entrada e R$ 10,00 para quem tem a credencial plena do Sesc. O Teatro Municipal fica no Morro de São Bento.

A seleção de projetos para o Programa Exposições do Museu de Arte de Ribeirão Preto (Marp) vai até esta sexta-feira (17/3). Projetos de âmbito nacional serão selecionados para um período de exposição no museu como parte da 20ª edição da mostra, que deve acontecer entre maio e julho deste ano. Podem ser inscritas obras de todos os campos das artes visuais. Porém, precisam ser recentes, realizadas a partir de 2021, e disponíveis nas datas previstas para a exposição. O formulário de inscrição pode ser encontrado neste link. Podem efetuar o cadastro somente artistas maiores de 18 anos, assim como instituições, produtores e curadores. Por outro lado, não é necessário que o artista tenha realizado alguma exposição individual. O Marp fica na Rua Barão do Amazonas, 343, no Centro.

Também chega ao fim na sexta o período de credenciamento do Projetos de Contação de Histórias e Oficinas Literárias do Instituto do Livro de Ribeirão. Os editais para o credenciamento de projetos literários contemplam difusão, fomento e formação. O projeto tem como objetivo promover a interação entre contadores de histórias e um público diversificado, ao redor de vários pontos da cidade, além de difundir a leitura e o interesse por livros. As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail institutodolivro@institutodolivro.pmrp.com.br.

A  agenda musical tem como destaque a volta da Quinta Autoral no Hashtag Bar. As bandas da noite são o duo de stoner rock Counterstep For Glory e o quarteto de pós-grunge Overtop. A casa abre às 19 horas, mas os shows começam somente às 22 horas. A entrada custa R$ 15,00 e o Hashtag fica na Rua São José, 1.565, no Boulevard. Fora do rock também tem programação, porque o Galpão 20 recebe os DJs Ju Novais, Bruna Monteiro, Thales Lima e Panda, a partir das 22 horas, para agitar a noite com trap e funk. Os cem primeiros que chegarem ao local não pagam entrada. Em seguida, os ingressos custam R$ 20,00 até meia-noite. Depois deste horário, o preço sobe para R$ 25,00. O Galpão fica na Rua Marquês de Pombal, 20, nos Campos Elíseos.

O Express Cultura é um programa de variedades da Rádio USP Ribeirão voltado para a divulgação de eventos culturais da cidade de Ribeirão Preto e região. Traz dicas de exposições, filmes, apresentações teatrais e de literatura. Vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 13 horas, pela Rádio USP Ribeirão Preto (107,9 MHz). Produzido e apresentado por Gabriel Mendeleh e Mel Vieira; trabalhos técnicos de Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana. Hugo Luque, estagiário.