Conferência discute cibercrime e sua abordagem pela criminologia

Evento é o segundo do ciclo de conferências promovido pelo IEA-RP e pela Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa

23/05/2022 - Publicado há 2 anos

O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP e a Associação Internacional de Criminologia de Língua Portuguesa (AICLP) realizam, no dia 27 de maio, a partir das 14h, o segundo evento de seu Ciclo de Conferências.

Com o tema Cibercriminalidade: tendências, desafios e percepções, a conferência será exclusivamente on-line, com transmissão pelo canal do IEA-RP no YouTube e pelo perfil do instituto no Facebook. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas neste link. Haverá envio de certificados para os participantes mediante preenchimento de formulário disponibilizado durante o evento.

A palestrante será a docente da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto Inês Sousa Guedes. Ela também é pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa: Crime, Justiça e Segurança (CJS) da Universidade do Porto e integra o Conselho Diretor da AICLP.

Segundo Inês, o cibercrime é um conjunto amplo de ofensas que têm como denominador comum o fato de serem facilitadas pela tecnologia. Entre os desafios que ele coloca estão não apenas sua medição, mas a investigação criminal desse fenômeno. A criminologia tem procurado aprofundar esse objeto de estudo, focando em sua definição, tipologias, tendências e percepções associadas a esse tipo de crime.

Mais informações sobre o evento: iearp@usp.br.