Cátedra do Instituto de Estudos Avançados em Ribeirão Preto abre vagas de estágio em análise de dados e programação

Selecionados vão atuar em projetos que buscam reduzir a desigualdade educacional

Publicado: 30/07/2024
Sede do IEA-RP – Foto: IEA-RP

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, está com duas vagas abertas para estágio de 20h semanais. Elas são voltadas a estudantes de graduação da USP Ribeirão Preto com conhecimento em análise de dados e programação.

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de agosto, pelo formulário disponível neste link. Os interessados devem anexar o currículo ao próprio formulário.

Quem for selecionado dará suporte às atividades de análise estatística, incluindo a criação de rotinas automatizadas de análise de dados. O objetivo desse trabalho é compreender as particularidades de cada rede municipal de ensino parceira da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, visando identificar fatores que contribuam para o melhor desempenho educacional, fundamentando assim políticas públicas que visam reduzir a desigualdade na educação básica.

Os candidatos devem ter experiência com as linguagens de programação Python ou R. É desejável conhecimento em estatística e aprendizado de máquina, para ajudar nas análises e desenvolvimento de modelos preditivos.

Os selecionados terão como benefícios a experiência prática de trabalhar em projetos que impactam diretamente políticas públicas e o desempenho educacional, além da oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas e analíticas. A remuneração é de R$ 941 mensais e auxílio transporte, cujo valor varia de acordo com os dias trabalhados. Mais informações: iearp@usp.br.

Sobre a Cátedra

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira é uma iniciativa do IEA-RP financiada pelo Santander Universidades que mobiliza pesquisadores e instituições em torno da contribuição efetiva com políticas públicas em cidades de médio porte. Seu foco atual é a educação, integrando instituições e iniciativas locais para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

A cátedra também desenvolve projetos com outros parceiros, como a B3 Social, a Fapesp e a Fundação Telefônica. Para saber mais informações sobre as atividades dela, inscreva-se no canal no Telegram, no grupo do WhatsApp ou em nossa newsletter.

*Assessoria de Comunicação do IEA-RP