Coral da USP faz recital de cravo em homenagem a Bach no espaço Brasiliana da USP

O pianista Sérgio Carvalho realizará o terceiro recital de cravo, de uma série de seis, na Sala Villa-Lobos no Espaço Brasiliana

 15/05/2024 - Publicado há 1 mês

 

Imagem com retrato de Bach em pintura. Homem branco com cabelo cacheados até a altura dos ombros. Vestindo uma camisa marrom com um lenço branco amarrado ao pescoço.
III Recital de Cravo no Espaço Brasiliana. Arte: Rodrigo Luz.

O Coralusp realiza no dia 21 de maio, às 12h, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) o terceiro recital de cravo em homenagem a Bach. A série intitulada Klavierübung I (Exercício de Teclado) é composta de seis grandes suítes de danças denominadas Partitas. Com interpretação de Sergio Carvalho, cravista do Coralusp, a apresentação tem entrada gratuita.

Curiosamente publicada, fato raro para as composições de Bach, a série foi finalizada em 1726 e publicada em 1731 com o nome de Opus 1.

As Partitas sempre são iniciadas com um movimento extenso, remetendo a várias formas da música barroca, com os seguintes títulos: PraeludiumSinfoniaFantasiaOuverturePraeambulum, e Toccata, antecedendo a série de movimentos inspirados em danças de origens nacionais diversas; fixas, no caso da AllemandeCourante (em estilo francês), ou Corrente (em estilo italiano), Sarabande, e Gigue (ou Giga), e variáveis, como MenuettRondeauPassepiedGavotta, além de movimentos como Capriccio, Scherzo, Burlesca, Aria (ou Air), que ele denominou genericamente de Galanterien. As Partitas levam o gênero suíte, largamente cultivado pelos compositores desde o século XVII, à sua mais alta expressão técnica e artística.

Fazendo um contraste com as Partitas, obra do Bach mais maduro, serão abordadas também as sete composições escritas para cravo ou órgão sem pedaleira, com o nome de Toccata, escritas durante a juventude de Bach. Bach debruça-se sobre uma forma da música tecladística do século XVII, presente em autores como Girolamo Frescobaldi, Dietrich Buxtehude e muitos outros, que alterna passagens virtuosísticas (escalas rápidas, arpejos, sequências de acordes) de estilo improvisado com movimentos de intrincada elaboração contrapontística, ou seja, a várias vozes, como a Fuga. Daí muitas composições para órgão (com pedaleira) serem denominadas Toccata et Fuga, como a mais famosa delas, a em ré menor.

*Texto escrito por Sergio Carvalho, cravista e pianista do Coralusp.

 

Serviço

BACH anno X – Integral das Partitas e Toccatas (recital de cravo III)
Apresentação do pianista Sérgio Carvalho

Onde |  Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin – Espaço Brasiliana

Rua da Biblioteca, 21 – Cidade Universitária, Butantã – São Paulo/ SP

Quando 21 de maio de 2024, às 12h

Quanto | Entrada gratuita e sem necessidade de retirada de ingressos

Informações | Site: coralusp.prceu.usp.br e no Intagram: @coralusp


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