Na coluna Minuto do Cérebro desta semana, o professor Octávio Pontes Neto fala sobre vertigem paroxística posicional benigna, conhecida também como VPPB. Essa é uma das causas mais frequentes de vertigem e tipicamente se manifesta quando um indivíduo se levanta ou se vira rapidamente, dando a sensação de que as coisas estão se movendo, mas melhora gradualmente.
O quadro da VPPB é benigno e está associado ao deslocamento de pequenas pedras, os otólitos, que ficam no sáculo e no utrículo dentro do labirinto e caem em um canal semicircular, causando a alucinação da vertigem. Segundo o professor, o tratamento não é feito com cirurgias e remédios, mas por meio de manobras que podem ser feitas com o paciente para reposicionar os otólitos.
Pontes Neto fala que é importante reconhecer precocemente e de forma adequada a vertigem paroxística posicional benigna, para evitar tratamentos prolongados com medicamentos que não resolvem os sintomas e indicar o reposicionamento para que o paciente tenha uma melhora efetiva.
Ouça acima na íntegra a coluna Minuto do Cérebro.