Infecções por relação sexual podem causar problemas na visão

Professor fala sobre a importância da relação protegida para evitar inflamações crônicas e permanentes nos olhos

 15/08/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na coluna Fique de Olho desta semana, o professor Eduardo Rocha fala sobre os riscos e o impacto na visão que as infecções causadas por relação sexual desprotegida podem causar.

Entre as infecções, o professor cita a sífilis, que pode se manifestar com a inflamação dos olhos e a baixa visão. Esse problema pode ser crônico e permanente. Outra doença que afeta a visão é a Aids, pois a transmissão do vírus faz com que a queda da imunidade atraia outras doenças. “Doenças facilmente controladas por quem tem um sistema imunológico competente, como a Aids, afeta vários órgãos, inclusive os olhos.”

Essas doenças, chamadas oportunistas, se manifestam, pois os micro-organismos têm tropismo, ou seja, capacidade de serem atraídos para os órgãos da visão, seja pela grande vascularização dos tecidos, ou pela afinidade que têm pelas células dos olhos, como a retina e a coroide.

Para Rocha, uma inflamação crônica com prejuízo na visão pode ter sido ocasionada pelo descuido e prática repetida de sexo sem proteção. “A proteção ainda é o melhor tratamento.” Ouça, no link acima, a íntegra da coluna Fique de Olho, com o professor Eduardo Rocha.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.