USP Bauru completa um ano auxiliando na testagem da população contra a covid-19

Segundo Carlos Ferreira dos Santos, o laboratório da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB-USP) ultrapassou ontem (18) a marca de 68 mil amostras analisadas

19/04/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 22/04/2021 as 20:00
Logo da Rádio USP
A testagem é a base do enfrentamento à pandemia – Foto: Tchelo Figueredo/SES-MT via Fotos Públicas

Um dos maiores projetos de extensão da USP Bauru começou quando, em abril de 2020, havia carência de diagnóstico molecular para covid-19 por meio da técnica RT-PCR, que detecta o RNA do vírus. A Rede USP para o Diagnóstico da Covid-19 (Rudic) levantou os laboratórios que tivessem capacidade para realizarem o RT-PCR. A partir de junho de 2020, uma parceria com o Instituto Butantan aumentou em larga escala a realização de testes diários, uma vez que, além dos insumos, equipamentos que automatizam partes do processo e análise das amostras foram concedidos pelo instituto.

Ao Jornal da USP no AR 1ª Edição, o professor Carlos Ferreira dos Santos, diretor do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da USP, em Bauru, explica que a testagem é a base do enfrentamento à pandemia, porque assim são feitos os diagnósticos dos infectados, a determinação do tipo de isolamento que deve ser feito e formas de tratamento. “Teríamos que fazer testagens e retestagens em larga escala justamente para termos esse rastreamento de por onde o vírus está passando, para que nós diminuíssemos a contaminação”, afirma o professor.

Sem o Instituto Butantan, o controle da pandemia teria sido muito mais difícil. Ele conta que, no começo de abril, quando trabalhavam sem as máquinas, realizavam de 20 a 100 amostras, o que levou a um cansaço muito grande da equipe. Com a chegada dos extratores automáticos da primeira parte do processo, o trabalho foi potencializado. “Saímos daquelas 20 amostras para uma rotina diária de em média 400 amostras por dia, já chegando a 760 amostras, mostrando com clareza o aumento da capacidade do laboratório após a parceria com o Instituto Butantan”, conta o diretor.

As redes auxiliadas pelo Instituto Butantan em Bauru somam três laboratórios e, segundo o diretor, “nosso laboratório ontem (18) ultrapassou a marca de 68 mil amostras analisadas, portanto, veja que o ritmo é muito acelerado por aqui e ficamos muito orgulhosos e felizes em podermos dar essa contribuição para Bauru e outros 38 municípios da região, que encaminham as amostras ao Instituto Adolfo Lutz”. Na rede de diagnósticos, são 20 mil testes por dia e, em 12 meses, o resultado ultrapassou os 2,6 milhões de laudos emitidos, segundo dados do Instituto Butantan.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.