Turismo é uma importante ferramenta de geração de empregos

Embora fundamental para a empregabilidade, ainda existem disparidades e estereótipos a serem combatidos no ramo, diz Milena Manhães Rodrigues

21/06/2024 - Publicado há 1 mês

Trabalhar com turismo oferece diversas possibilidades em diferentes áreas – Foto: Freepik

Logo da Rádio USP

As terras brasileiras, segundo dados da Embratur, receberam cerca de 5,91 milhões de turistas estrangeiros em 2023. Para atender todas essas pessoas existe uma extensa rede de trabalhadores. Ao analisar apenas o Brasil, vê-se que o setor foi responsável por gerar mais de 214 mil empregos em 2023, conforme o Ministério do Turismo. Tamanha é a importância do turismo na empregabilidade que ele é reconhecido no ODS 8 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas, que trata do trabalho decente e crescimento econômico.

Embora esses números sejam altos, o trabalho na  área turística ainda enfrenta questões como informalidade, salários baixos, dependendo do cargo, estereotipação, entre outros, diz Milena Manhães Rodrigues, doutoranda em Turismo pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP.

Amplo, mas com problemas

Trabalhar com turismo oferece diversas possibilidades em diferentes áreas: desde hospedagem, agenciamento, transporte, alimentação até eventos e planejamento turístico. “A maioria das vagas é temporária, tem alta rotatividade, baixa remuneração e extensa carga horária. Existe uma contradição entre a importância econômica e a prática da hospitalidade dos serviços prestados ao turista, frente à desvalorização dos trabalhadores”, explica Milena.

Milena Manhães Rodrigues – Foto: Arquivo Pessoal

É nesse contexto que entram a informalidade e a flexibilidade das condições de trabalho, que acrescentam os problemas da terceirização no setor de eventos, a falta de vínculo empregatício de guias que atuam como autônomos, prestando serviços para agências de viagens, à equação do turismo.

Desvalorização

A pesquisadora comenta que, com vários cargos que não exigem muita formação, nem experiência prévia – como atividades de limpeza e atendimento ao cliente -, vêm os baixos salários, instabilidade, trabalhadores jovens atuando em atividades que consideram provisórias e desvalorização do trabalho feminino.

“No Brasil, ocupações ligadas à limpeza e governança são tradicionalmente desvalorizadas e com perfil feminino e recebem em média um salário mínimo, enquanto outros trabalhadores do turismo variam de dois a três salários mínimos”, acrescenta Milena. A diferença salarial e de posições ocupadas não fica apenas nesse recorte, ela também se reflete nos estereótipos, principalmente nas interações de gênero, classe, raça e etnia, idade e situação legal.

Mudanças

A relação entre o trabalho e o turismo é uma relevante pauta social e objeto de pesquisa. A pesquisadora cita, como exemplo, o Labor Movens – Condições de Trabalho no Turismo”, um Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão criado em 2020 na Universidade de Brasília.

Para Milena, a universidade tem a importante função de investigar essa área em constante atualização e mudança, “para que o turismo seja mais que um gerador de empregos: uma oportunidade de carreira”, ressalta.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.