O sarampo teve sua circulação eliminada no Brasil. Mesmo assim, a região Norte do País tem sofrido com um surto da doença, reintroduzida pela circulação do vírus no mundo. A professora de moléstias infecciosas e parasitárias da Faculdade de Medicina da USP, Marta Heloisa Lopes, explica a importância de se manter altas coberturas de vacinação da população: “Nós temos que manter uma vigilância muito importante nos países onde ele já foi eliminado”.
Para o professor de Epidemiologia Eliseu Alves Waldman, da Faculdade de Saúde Pública da USP, a importância da vacinação não é apenas para crianças, mas também adultos jovens. Pelo fato de a doença ter sido eliminada nos últimos 20 anos, há adultos vulneráveis que não tiveram contato com o vírus. “Eles não tinham estímulo do seu sistema imune em relação ao vírus do sarampo.”
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada, neste ano, entre 6 e 31 de agosto e atenderá a crianças com idade entre 1 e 5 anos incompletos.
Ouça no link acima a íntegra da entrevista.