A agência de classificação de riscos Standard & Poor’s rebaixou a nota de crédito do Brasil de BB para BB-. A nota faz com que os países fiquem três patamares abaixo do grau de investimento.
Agora, o Brasil está no mesmo grupo que Bangladesh, Costa Rica, Geórgia, Guatemala, República Dominicana, Honduras e Macedônia. No relatório, a agência aponta que o atraso no avanço das reformas para conter gastos fiscais e a incerteza política são as principais fraquezas da nota de crédito do Brasil.
Para o professor Júlio Manuel Pires, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (Fearp) da USP, os impactos a curto prazo na economia são pequenos. Ouça a entrevista no link acima.
Por Giovanna Greppi