O programa Ambiente É o Meio desta semana entrevista Maria Cristina dos Santos, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Segundo dados do IBGE, em 2010, o Brasil teria cerca de 890 mil índios, pertencentes a 305 etnias, com diferentes culturas, crenças e hábitos. São 274 línguas já catalogadas, o que configura uma das maiores diversidades culturais do mundo.
De acordo com Maria Cristina, a relação dos povos indígenas com o meio ambiente é estreita, pois eles têm história na manipulação dos recursos que a natureza disponibiliza para o homem. “A prática coivara – queima da mata superficial – acabou gerando a marca ‘terra preta dos índios’, que é uma terra cheia de húmus e muito mais produtiva, foi até patenteada e é usada no Japão”, explica Maria Cristina.
Os índios conseguiram criar estratégias de uso de recursos naturais que deixaram o ambiente mais durável. Mas a produção dos indígenas é sustentável, ou seja, o suficiente para sustentar as comunidades que vivem ali.
Ambiente É o Meio é uma produção da Rádio USP Ribeirão Preto em parceria com professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP e do Programa USP Recicla, da Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) da USP.