Poluição do ar mata 7 milhões de pessoas em todo o mundo

O colunista afirma que o Brasil ainda está longe de ter uma política pública de redução da poluição do ar

 12/11/2018 - Publicado há 6 anos

Logo da Rádio USP

Na edição de hoje, o professor Paulo Saldiva apresenta alguns dados discutidos durante a I Conferência Global sobre Poluição do Ar e Saúde, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMC). Segundo dados da OMC, no mundo morrem 7 milhões de pessoas em razão da poluição do ar, e desse total 600 mil são crianças. “Essa conferência não era para cientistas, e sim para informar aos governantes a importância das medidas de controle da poluição. Discutiu-se não só os efeitos do controle da saúde, mas também os custos impostos aos países.”

De acordo com Saldiva, é necessário que o Brasil adote medidas de redução da poluição, uma vez que já se sabe que ela é nociva à saúde. “O importante é como fazer para reduzi-la. No entanto, para isso não temos uma política ambiental eficiente e sólida, porque mantemos padrões de qualidade do ar defasados em relação aos padrões da Organização Mundial da Saúde.”

Ouça no link acima a íntegra da coluna Saúde e Meio Ambiente.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.