A população da cidade de São Paulo cresce a cada ano e conhecê-la é muito importante. Neste sentido o Centro de Estudos da Metrópole da USP acaba de divulgar uma plataforma denominada ReSolution, com dados inéditos sobre a cartografia, mapeamento, a composição social e seu relacionamento sobre a Grande São Paulo. O professor Glauco Arbix cita como exemplo a concentração das populações branca, amarela, parda e negra na Região Metropolitana de São Paulo, que teve como indicador a cor e etnia. Na região central de São Paulo, nota-se que negros e pardos se localizam predominantemente no entorno dos bairros São Joaquim, Baixada do Glicério, Praça da Sé, Parque D. Pedro, São Bento e Luz, enquanto a população branca se concentra no chamado “centro expandido”, como Consolação, Pacaembu, Higienópolis e Jardim Paulista.
A plataforma proporciona a visualização simultânea no mapa e gráfico correspondente, assim como permite selecionar dinamicamente locais no mapa ou no gráfico. Permite ainda a consulta específica clicando-se na região de interesse ou ponto do gráfico para maiores detalhes. “Os pesquisadores trabalharam conceitos avançados de acessibilidade e forma coordenadas pelo professor Eduardo Marques, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
Ouça no link acima a íntegra da coluna Observatório da Inovação.
Observatório da Inovação
A coluna Observatório da Inovação, com o professor Glauco Arbix, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.