Pedro Luiz Côrtes avalia o ano de 2020 na área ambiental

O especialista faz a retrospectiva ambiental deste ano e alerta sobre futuros desafios para 2021

 18/12/2020 - Publicado há 4 anos
Logo da Rádio USP

O Jornal da USP no Ar volta a conversar com Pedro Luiz Côrtes, professor da ECA e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da USP, para avaliar como foi o ano de 2020 no aspecto ambiental brasileiro.

Começando pelo espaço urbano, “a gente teve no início do ano fortes chuvas, em janeiro e fevereiro em Belo Horizonte, com enchentes e deslizamentos”. Logo depois, chuvas fortes também ocorreram no Rio de Janeiro e em São Paulo, onde uma grande enchente paralisou as avenidas marginais durante várias horas.

Em meio à pandemia, ocorreu o aumento das queimadas na floresta amazônica em relação ao ano anterior, o que culminou na tragédia do Pantanal, “onde nós tivemos uma seca sem precedentes, que potencializou o efeito das queimadas que foram realizadas naquele bioma”.

A questão amazônica também volta a ter destaque mais tarde, durante as eleições presidenciais dos Estados Unidos, quando o então candidato Joe Biden, hoje presidente eleito, assegurou que “destinaria recursos para a preservação da Amazônia e que poderia retalhar economicamente o Brasil, caso o desmatamento prosseguisse”.

E o ano se encerra com mais um problema: os reservatórios de importantes hidrelétricas, como Furnas, estão com níveis muito baixos de água, o que leva ao aumento máximo da conta de energia elétrica. Além disso, essa situação repercute no Sistema Cantareira, o que pode gerar problemas de abastecimento para 2021.


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.