Parceria leva para a universidade problemas e desafios do mundo empresarial

O Programa Ambev On Poli-USP pretende atender às demandas acadêmicas de ensino com a visão de mercado da empresa. Os alunos deverão trabalhar na resolução de problemas reais e inovação industrial

12/05/2021 - Publicado há 3 anos
O Programa Ambev On Poli-USP abrange todos os cursos de Engenharia da faculdade, inclusive alunos de pós-graduação – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens
Logo da Rádio USP

A Escola Politécnica (Poli) da USP e a Ambev inauguram amanhã (13) o Programa Ambev On Poli-USP, parceria focada no aprimoramento do aprendizado de estudantes de graduação. A ideia é atender às demandas acadêmicas de ensino com a visão de mercado da empresa. Os alunos deverão trabalhar na resolução de problemas reais e inovação industrial. As atividades do programa serão virtuais enquanto durar a pandemia, mas um espaço físico está em construção na Poli para atender às demandas futuras do projeto. O lançamento do programa acontece às 17h30, no canal do YouTube do Departamento de Engenharia de Produção, e contará com a presença de líderes da Poli e da Ambev.

Em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição, o professor Eduardo de Senzi Zancul, do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (Poli) da USP, explica que o programa objetiva levar para a universidade os problemas e desafios reais do mundo empresarial, garantindo que os alunos possam intervir e inovar a partir da base acadêmica. O programa será focado no trabalho prático para aprimorar a formação dos alunos. “Esse programa visa a trazer elementos para fortalecimento do ensino prático aplicado nos alunos de Engenharia. E contempla uma infraestrutura  para encontro de universidade-empresa  para o desenvolvimento dos trabalhos.” O Programa Ambev On Poli-USP abrange todos os cursos de Engenharia da faculdade, inclusive alunos de pós-graduação, mas o foco são os graduandos e suas demandas: “A empresa busca na universidade alunos inspirados para trabalhar em problemas relevantes para a empresa e a sociedade”.

A engenheira Dayane Faviero de Castro, formada pela Escola de Engenharia da USP em Lorena (EEL) e coordenadora do projeto na Ambev, comenta que a empresa é consciente de seu impacto na sociedade e por isso busca constante evolução. Para isso, investe na inovação por meio da educação: “Buscamos aprendizado constante. Valorizamos muito isso no nosso time. Acreditamos que esse é o caminho para que se inove mais, além da conexão entre pessoas com habilidades diferentes e diversidade, o que a gente sabe que impulsiona a transformação e a inovação”.

A abrangência de cursos oferecidos pela Poli garante diversas visões para a resolução eficaz de problemas industriais. Um dos desafios da Ambev é a sustentabilidade e no programa os alunos terão contato com a temática e aprenderão desde a universidade a pensar e solucionar questões ambientais reais. “Os alunos podem interagir com o tema desde cedo, dentro da universidade, e já conhecer problemas reais e ter tempo de se aprimorarem em relação a isso antes de irem para o mercado. É algo que só faz com que a sociedade ganhe com isso. A Ambev tem compromisso com metas globais de sustentabilidade. Acho que é interessante introduzir o tema para os alunos”, compartilha Dayane. Os estudantes terão a oportunidade de realizar visitas técnicas quando possível, acesso a cases, palestras e workshops com profissionais da empresa, que inclusive poderão ministrar cursos extras para complementar disciplinas.

O professor Zancul informa que o programa já tem atividades piloto e, a partir do lançamento oficial, nesta quinta-feira, o projeto será intensificado. Apesar de os trabalhos começarem em espaço virtual, o programa será sediado fisicamente na Poli. Quando a pandemia permitir, os alunos terão acesso a toda a infraestrutura. “É um espaço especialmente concebido para fomentar o trabalho em equipe e multidisciplinar. Certamente vai ser um cartão de visita na nossa escola. Assim que as obras forem concluídas e a pandemia permitir, vamos iniciar as atividades presenciais. No momento, as atividades são virtuais.”

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar no ar veiculado pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h, 16h40 e às 18h. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.